Você sabe ser um líder? Entenda o que é liderança e como desenvolvê-la!
- 03/05/2021
- Paola Regitan
Muitos acham que líder é apenas quem está comandando, mas pelo contrário, qualquer pessoa pode ser um líder. Alguém que demonstra liderança é aquele que serve de inspiração a outros, que motiva e se destaca no meio de muitos.
Claro que liderança é algo que se conquista e se aprimora. Entretanto você já ouviu a frase: “Ah… Mas esse aí tem espírito de líder”? Claro que sim, portanto existem pessoas que possuem esta característica, mas é sempre bom trabalhar nisso para ser um líder melhor!
Liderar é orientar pessoas. Ou seja, saber atrair comportamentos para o grupo que tragam bons resultados. Liderar é enxergar o melhor de cada um no time, é manter o espírito vivo e levantar o espírito do grupo diante de dificuldades e estar pronto para tomar decisões difíceis quando precisar.
Lembre-se de que líderes compartilham de um mesmo objetivo, mas tenha em mente que cada líder tem sua própria estratégia.
Enfim, de forma bem simples, podemos dizer que a liderança é a arte de motivar um grupo de pessoas a atuar na busca de um objetivo comum.
Como foi dito acima, cada líder tem seu jeito de comandar, certo? E é por conta disso que existem inúmeros tipos de liderança. Que tal conhecer algumas delas?
Liderança autocrática
A liderança autocrática é baseada na centralização do poder, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões, sem exercitar o diálogo.
Esse tipo de líder é dominador, autoritário e bastante rígido, tanto que não admite nenhuma oposição ou questionamentos referentes a suas ordens.
Por isso, é bastante temido pelo grupo, o qual não possui autonomia nenhuma e se sente aliviado quando seu líder não está presente.
Resumidamente, uma autocracia, é quando os subordinados não possuem “importância”, apenas devem executar as tarefas e gerarem bons resultados.
Liderança democrática
A liderança democrática ou participativa é um modelo de liderança, pois sua característica principal é o equilíbrio. Esse modelo permite que toda a equipe se sinta estimulada e tenha liberdade para tomar decisões e compartilhar as suas ideias.
A posição de um líder na liderança democrática é de aconselhar, reconhecer acertos de seu grupo e elogiar, e também abrir espaço para discussões saudáveis sobre assuntos da empresa.
Liderança motivadora
A liderança motivadora se baseia no estímulo e no otimismo. Nesse tipo de liderança, a equipe encontra um ambiente saudável para expor suas ideias e tomar decisões, pois confiam na sua própria capacidade e são motivados por um gestor, que acredita e reconhece o trabalho desenvolvido e consegue assumir as rédeas diante dos problemas.
Outra característica desse modelo de liderança é que os líderes não se abatem diante das situações de crise e, muito pelo contrário, ele anima todo o seu grupo e equilibra a situação.
Uma das principais habilidades da liderança motivacional é a empatia. Pois o líder deve se colocar no lugar de toda a sua equipe. Este tipo de líder sempre se lembra de criar ações positivas, ajudando a todos em situações difíceis.
Liderança paternalista
A liderança paternalista é quando o líder assume o papel de pai. Ou seja, ele constrói uma relação interpessoal com os seus colaboradores, como se fosse um relacionamento de pai e filho, com base na proteção, amizade, inspiração, equilíbrio e cooperação.
O líder paternalista acredita que para alcançar resultados de excelência, deve haver um ambiente agradável e uma relação harmoniosa entre toda a equipe. Nesse sentido, ele prioriza o indivíduo e suas emoções, e não suas atividades e os prazos de entrega.
Porém, é importante tomar muito cuidado, pois uma liderança muito permissiva pode comprometer o profissionalismo necessário na relação com a equipe. E acabar decaindo os resultados da empresa.
Liderança liberal
Este tipo de liderança dá total liberdade à sua equipe. O líder participa pouco e concede muita autonomia para os liderados. Fazendo com que ele participe das decisões apenas quando é solicitado, e a equipe toma um papel de protagonismo, com grandes responsabilidades.
Mas é claro que esse estilo só funciona com grupos bastante amadurecidos, e bem preparados pelo seu líder, porque a equipe responde de acordo com o seu estilo de liderança.
Para perceber este tipo de liderança é simples, basta você observar a organização, a cultura da empresa e a motivação do time.
Para se tornar um líder é necessário que você:
- saiba tomar decisões;
- seja focado e consistente;
- tenha empatia;
- transmita confiança;
- seja otimista e honesto;
- sirva de inspiração;
- saiba ouvir;
- seja transparente;
- saiba trabalhar em equipe;
- tenha paixão pelo que faz;
- seja humilde;
- acompanhe todos os processos de sua equipe;
- saiba delegar.
Você sabe como se tornar um líder exemplar?
Um líder que fará com que sua equipe tenha ótimos resultados deve:
- saber criticar;
- reconhecer seus próprios erros;
- saber sugerir ao invés de só mandar;
- elogiar quando for necessário;
- tornar os desafios mais fáceis para sua equipe;
- fazer com que seu time fique satisfeito.
Agora que você já sabe o que é liderança, quais as principais características do perfil de um líder? Confira agora como desenvolver a liderança!
- Saiba e entenda os valores e os objetivos da empresa em que trabalha;
- Invista em sua equipe;
- Sempre mantenha uma boa comunicação com sua equipe;
- Faça um bom planejamento, definindo metas e acompanhando-as;
- Identifique seus pontos fortes e fracos;
- Consiga distinguir o que pode dar errado e o que pode dar certo;
- Aprimore suas habilidades sociais.
***Veja em nosso blog mais dicas para o bom desenvolvimento de uma empresa:
Dicas de como melhorar seu relacionamento interpessoal!
Você sabe o que é gestão e que tipos de gestão são os mais utilizados?
Saiba como lidar com a pressão e a competitividade no mundo do trabalho!
Você sabe o que é marketing pessoal? Confira dicas de como fazê-lo!
Siga nossas redes sociais: