Você conhece os aplicativos Trello e Asana? Saiba como eles vão te ajudar nos estudos!

Ter ferramentas que auxiliem na hora de estudar é maravilhoso! Neste sentido, um cronograma de estudos com temas, disciplinas e conteúdo, dispostos de maneira organizada e eficiente é essencial para se ter um aprendizado de excelência.

E tanto Trello como o Asana são ferramentas de organização para trabalho, projetos e estudos. Portanto, hoje falaremos sobre estas duas ferramentas.

Você conhece o Trello?

O Trello é uma plataforma online com sistema de quadros virtuais para organização e gerenciamento de tarefas, que segue o método Kanban. Esse método foi criado pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno em 1953. Ohno, foi diretor da Toyota e criou um sistema com cartões de sinalização de controle dos fluxos de produção, estoque ou transportes em uma indústria que serviu de modelo à organização de várias empresas até hoje.

O Trello pode servir como uma espécie de agenda virtual ou também como um organizador dos trabalhos em grupos, possibilitando ao usuário personalização e versatilidade.  Nele existe uma espécie de quadro virtual, em que se pode criar diferentes listas com diferentes propósitos: uma para tarefas, outra definida por datas, outra com documentos, e por aí afora.

Em relação a trabalhos ou projetos em grupo, você pode adicionar pessoas ao quadro como parte da equipe. E qualquer uma delas poderá criar um novo post, comentar outro, carregar documentos importantes, etc. Para inserir integrantes é fácil, basta aceitar o convite que foi enviado por e-mail ou se registrar na plataforma.

Para acessá-lo é muito fácil, clique no link a seguir: https://trello.com/signup e faça seu cadastro.

No aplicativo Trello há 3 ferramentas principais: os quadros, as listas e os cartões.

Os quadros são projetos. Você pode adaptá-los para seus estudos, colocando em seu interior o que será estudado. Por exemplo: poderá criar um quadro com o tema: “Dificuldades que encontro na aprendizagem de língua inglesa”.

Após a criação do quadro, vem a criação das listas. Nesta lista você colocará itens que serão desenvolvidos. Retomando o tema do quadro citado acima, se você escreveu que encontra dificuldades no aprendizado do Inglês, você irá inserir nesta lista todos os temas que precisam ser estudados e aperfeiçoados. 

Depois que criou a lista, serão feitos os cartões. Neles você colocará as tarefas e ideias que serão exercidas em cada item da lista. Pense que estes cartões são como post-its. Isto facilitará a visualização das tarefas a serem desenvolvidas.

Agora que você já conhece o aplicativo Trello, vamos ensinar como usá-lo.

Passo 1

Criar um cadastro: basta seguir as instruções no site e preencher os dados solicitados.

Após estar logado, você já terá acesso à página dos quadros.

Passo 2

Na página inicial do Trello, clique em “criar novo quadro”.

Passo 3

Lembre-se de marcá-lo como “Particular” (no caso de trabalho individual) ou “visível para o time” (no caso de trabalho em grupo).

Passo 4

Você verá o board em branco, crie as três colunas: A Fazer, Fazendo e Feito.

Passo 5

Na coluna “A Fazer”, clique em “Adicionar um cartão”.

Passo 6

Dê um nome ao seu cartão (o nome da tarefa) e, dentro dele, inclua a descrição. Lá você irá explicar o que precisa ser feito e incluir links e anexos se desejar.

Passo 7

Em “Membros” você vai adicionar quem vai fazer a tarefa (se for o líder do time).

Passo 8

Em “Data de Entrega” o prazo máximo de quando essa tarefa deve ser entregue.

Agora que já conhece o Trello, vamos te apresentar o Asana!

O Asana é uma plataforma de organização de equipes online, baseada também na metodologia kanban, com versão web e aplicativos para Android e iOS. 

Suas funções principais são a organização de projetos, que podem ser feitas em lista ou quadro de cartões, além do recurso de fórum de discussão.

No Asana, também, é possível administrar tarefas do trabalho e convidar colegas para um grupo, com divisões de atividades num projeto.

Dentro do aplicativo, você determina as atividades, os prazos e os responsáveis. Organizando tudo em colunas, as quais representam etapas do projeto.

Entenda como usar a ferramenta Asana:

Passo 1

  • Cadastre-se na plataforma: vá até a página inicial e clique no botão “Teste gratuitamente”.
  • Em seguida, preencha seu e-mail e verifique a mensagem na sua caixa de entrada para confirmar a inscrição.

Passo 2

  • Complete seu perfil com os dados pessoais, foto e o que mais desejar inserir no cadastro inicial do Asana, além da senha.
  • Defina um nome para seu time, clique em “Continue”.
  • Na sequência, escolha quem será convidado para sua equipe, adicione os e-mails dos respectivos e, logo depois, clique em “Continue”.
  • Após a criação do cadastro, vamos para a criação do projeto.

Passo 3

  • Clique no botão de ‘+’ no topo da página e selecione “project” (ou projeto).

Passo 4

  • Defina um nome para o projeto e inclua as metas na descrição.

Observações:

  • Do lado direito superior, você poderá incluir membros para colaborar nesse projeto.
  • Os projetos são a forma de organizar e planejar todas as tarefas relacionadas a iniciativas, metas ou conjunto de trabalhos específicos no Asana.
  • Eles podem ser visualizados como uma lista, um quadro, um calendário e também como um cronograma.

Como foi dito, as duas ferramentas são baseadas no Kanban. Que tal falarmos um pouco mais sobre isto?

  • Kanban é um termo de origem japonesa, que significa “cartão” ou “sinalização”;
  • É um conceito relacionado à utilização de cartões, como post-it, para indicar o andamento dos fluxos de produção, principalmente em empresas de fabricação em série.

Agora que você já conhece essas duas ferramentas, escolha a que você gostou mais e aproveite!

 

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