Vamos falar sobre didática? Dicas e citações de educadores que fizeram a diferença no âmbito educacional

Você sabe o que é didática? Se não sabe, fique tranquilo! Nessa matéria vamos tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto e como ela é importante para a educação.

Fique por dentro:

 

Vamos falar sobre didática? Dicas e citações de educadores que fizeram a diferença no âmbito educacional

Atualmente, ouve-se muito falar em didática. Mas o que é didática em toda amplitude da palavra?

didática ambiciona unir teoria e prática de ensino. Para efetivação da didática unem-se todos os elementos integrantes do processo de ensino-aprendizagem: o professor, o aluno, a disciplina, o contexto escolar, o objetivo e finalidade do processo educativo, as estratégias e métodos de ensino.

Didática não é um conceito novo!

Um dos primeiros registros que se tem sobre didática é na Didactica Magna de Comenius publicada em 1649que sugeria partir dos princípios gerais e depois para os detalhes de determinado assunto, falava da importância de apresentar o objeto de estudo para manipulação do aluno.

Comenius defendia investigar e descobrir um método segundo o qual os professores ensinassem menos e os estudantes aprendessem mais.

O ensino deve partir dos conceitos mais simples?

Para Pestalozzi, pedagogo suíço (1746 – 1827), o ensino deve partir do conhecimento mais simples até chegar à complexidade.

O ensino deve partir do conhecimento prévio do aluno?

Segundo o filósofo, pedagogo e psicólogo alemão Johann Friedrich Herbart (1776 – 1841), o professor deve preparar o aluno para aprender o conteúdo a ser trabalhado. Essa preparação pode acontecer por meio da evocação dos conhecimentos previamente adquiridos e que se relacionam com o novo conhecimento.

Como fazer para alcançar o maior número de educandos possível no processo de ensino-aprendizagem?

Alguns educadores podem pensar: “Ah, mas são universitários, estão aqui para aprender e correr atrás do conhecimento se não se esforçarem, quem sai perdendo são eles mesmos!” Pode até ser verdade.

Porém, o educador que media esse conhecimento visando alcançar todos os alunos obtêm resultados satisfatórios e reconhecimento por parte dos alunos,

Quais são as atitudes de um bom educador?

Todo professor que une didática ao seu planejamento de ensino tem maiores possibilidades de alcançar o objetivo ao lecionar a sua disciplina.

Um educador primeiramente domina o conteúdo que vai ensinar. Associa a teoria com exemplos práticos. Ora, tem boa prática porque domina a teoria e sabe a teoria porque a prática.

Um bom professor, também trabalha em grupo, trocando experiências com os colegas. Não rotula os alunos. Como assim não rotula os alunos?

Pode acontecer de os colegas já passarem o perfil da turma: “olha, aquela turma é complicada, tem um fulano assim, outro assim”, e o professor já entra na turma com reservas, preparado para o que os tais alunos possam fazer.

Mas com cada professor, a experiência em determinada turma pode ser diferente, vários fatores influenciam na convivência com a turma, desde a disciplina a ser trabalhada.

Qual a melhor metodologia de ensino?

Quem vai escolher a melhor metodologia é você mesmo! Pois pode utilizar mais de uma metodologia em suas aulas, dependendo do tema que vai ser abordado. Vamos conferir algumas metodologias de ensino?

Metodologia ativa

Modelo de aula em que o aluno interage como assunto em estudo- ouvindo, falando, perguntando, discutindo, fazendo e ensinando- sendo estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebê-lo de forma passiva do professor. Em um ambiente de aprendizagem ativa o professor atua como facilitador do processo de aprendizagem. (SENAC, 2013)

Aprendizagem Baseada em Problemas

PBL – Problem Based Learning

Nessa metodologia a aprendizagem é baseada em práticas reais, o ambiente é intensamente colaborativo rico no estímulo à inovação e além do conteúdo são desenvolvidas algumas habilidades interpessoais, como trabalho em equipe, visão crítica de problemas, liderança e ética.  (Lins,2014)

Uma possibilidade na PBL é separar a turma em pequenos grupos e distribuir para cada equipe uma situação problema, a fim de encontrar soluções plausíveis.

Sala de aula invertida

Na sala de aula invertida   o protagonismo da aula é do estudante. O professor seleciona temas e confere autonomia para os alunos buscarem informações sobre.  Pode ter pesquisas, fotografias, apresentações. Esse modelo de aprendizagem procura reorganizar o tempo gasto dentro e fora da classe.

Gamificação

Essa metodologia de ensino utiliza  os meios eletrônicos, dinâmicas de jogos, apps, para atrair os alunos para o conteúdo abordado inserindo a inovação tecnológica nas aulas tornando-as mais descontraídas e leves.

É ideal para trabalhar com alunos de qualquer idade, uma vez que o celular é um objeto que já faz parte da vida da maioria dos indivíduos.

Dessa forma as aulas ficam com uma cara bem atual e os alunos sentem-se familiarizados com  a abordagem. Pode abusar da criatividade na elaboração dos games, inserindo informações sobre a disciplina, níveis para estimular o avanço no jogo e competitividade.

Metodologia Tradicional

Alguém pode até pensar que a metodologia tradicional é totalmente ultrapassada com o formato em que os alunos apenas escutam enquanto o professor disserta sobre o tema abordado. Mas tem alguns conteúdos que esse formato de aula se adequa perfeitamente.

A sugestão aqui, quando as aulas forem muito expositivas, é alterar a configuração das carteiras na sala, quebrando o tradicional enfileirado, quem sabe em círculo para que o educador possa ter uma visão ampla de todos os alunos.

Incrementar as aulas faz com que a classe tenha interesse maior pela disciplina e consequentemente aprenda com maior facilidade os conteúdos.

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