Universidade Ibirapuera recebe 55 estrelas no Guia da Faculdade 2021

O Guia da Faculdade, parceria entre o Estadão e uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação, analisou a qualidade de mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Cadastrada no Ministério da Educação, a Universidade Ibirapuera foi convidada para fazer parte do projeto. Após aceitar participar da avaliação, a instituição indicou todos os cursos superiores da modalidade presencial que estão recebendo novos alunos.

A Universidade Ibirapuera, pela primeira vez, teve todos os cursos estrelados – somente bacharelados e licenciaturas participam da avaliação.

Neste ano, a Unib somou 55 estrelas, recorde histórico. O curso com maior número de estrelas nesses anos de participação da avaliação é Pedagogia, seguido por Ciências Contábeis e Administração.

Parabéns aos coordenadores!!


Como é feita a avaliação?

O Guia da Faculdade utilizou uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.

Com base nessas informações a equipe do Guia indica quais serão os cursos que participarão do processo avaliativo.

Como os cursos são avaliados?

Para serem analisados, eles precisaram atender aos seguintes critérios:

  • Ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura;
  • Ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2020);
  • Ter ao menos uma turma em andamento.

A partir de abril deste ano, o coordenador de cada curso que foi avaliado recebeu um questionário onde pôde apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:
. Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos
. Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso
. Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos.

Esse questionário serviu de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos. Ao final da avaliação, portanto, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos de qualidade:
5 estrelas (excelente)
4 estrelas (muito bom)
3 estrelas (bom)
Não-estrelado

Confira a pontuação dos cursos da Unib:

Cursos que receberam 4 estrelas: Administração, Biomedicina, Educação Física (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Odontologia, Pedagogia e Psicologia

Cursos que receberam 3 estrelas: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia e Fisioterapia

Todas as informações sobre o Guia da Faculdade 2021 poderão ser consultadas nos seguintes sites:

Quero Educação 
O Estado de S. Paulo

Siga nossas redes sociais: