#UnibEntrevista Alunos de Ciência da Computação desenvolvem app da Revista da Universidade Ibirapuera
- 12/12/2019
- Bruna Araujo
Viver em um mundo sem aplicativos é quase impossível. Praticamente fazemos tudo usando apenas o celular e suas funcionalidades, desde contas na calculadora e transferências no banco, até lembretes no calendário e vídeos em plataformas. A leitura de livos vem acontecendo cada vez mais por meio de e-books, inclusive muitas pessoas estão preferindo ler revistas pelo celular, ao invés de comprar as versões físicas em lojas ou bancas de jornais.
A novidade que trazemos hoje em mais uma edição do #UnibEntrevista diz respeito ao último item citado acima. Orientados pelo Prof. Ricardo Feliciano, os alunos (Bruno Almeida Silva, Jason Glayson Borges Santos, João Mario Mourao da Silva e Leonardo Garruba de Araújo) de Ciência da Computação desenvolveram o RUNIB, aplicativo oficial da Revista da Universidade Ibirapuera. Em bate-papo exclusivo, eles contam um pouco sobre o processo de criação e principais desafios.
A Revista da Universidade Ibirapuera tem como missão auxiliar a divulgação de trabalhos realizados por alunos de iniciação científica, profissionais, pós-graduandos e professores. Gostaríamos de agradecer ao Prof. Ricardo Feliciano (orientador e idealizador do projeto), Prof.ª Joyce Mendes (coordenadora de Ciência da Computação) e Prof.ª Camila Soares (editora-chefe da Revista da UNIB).
>>>>> #UnibEntrevista Alunas de Psicologia apresentam trabalho no XX Encontro Nacional ABRAPSO
>>>>> #UnibEntrevista a Prof.ª Camila Forcellini sobre o WASM Congress (Chile)
Confira abaixo uma foto da equipe:
*Foto: Prof. Ricardo Feliciano e os alunos Bruno Almeida Silva, Jason Glayson Borges Santos, João Mario Mourao da Silva e Leonardo Garruba de Araújo
Como surgiu a tarefa de criar um app para a Revista da UNIB?
Alguns alunos do curso de Ciência da Computação queriam aprender uma linguagem de programação para desenvolvimento mobile. Como o Prof. Ricardo Feliciano já está há cinco anos utilizando os recursos da React Native, uma plataforma criada pelo Facebook para desenvolver aplicativos, ele propôs um desafio: o desenvolvimento de um aplicativo que permitisse a leitura da Revista da Universidade Ibirapuera no celular. Esse foi o principal intuito, tornar mais prática a experiência envolvendo a revista. O próximo passo é permitir que a submissão de artigos também seja realizada pelo aplicativo.
Quais conhecimentos do curso de Ciência da Computação foram utilizados na tarefa?
Como se tratava de alunos no começo do curso, 2º e 3º semestre, eles ainda estavam pegando o jeito e construindo conhecimentos. Se fossem alunos dos últimos anos, por exemplo, do 8º semestre, eles teriam conseguindo um grande aproveitamento do curso, principalmente das disciplinas de Engenharia de Software I e II, e todas as linguagens de programação, o que seria uma grande base para eles.
Qual foi o primeiro passo para o desenvolvimento do aplicativo?
Quando você começa a desenvolver qualquer software, o primeiro passo é criar o ambiente. No caso, o docente explicou para o grupo como deixar uma máquina apta para programar naquela tecnologia, o software que seria utilizado, a metodologia de trabalho para o projeto e algumas observações sobre a ferramenta intitulada “Trello”. Após montar o ambiente, conhecimentos e desafios começaram a ser absorvidos pelos alunos.
Existiu uma pesquisa de mercado? Concorrentes e suas funcionalidades?
Não, pois esse projeto de integração com o site é algo extremamente novo. Os estudos do grupo foram baseados na vivência da Revista da Universidade Ibirapuera.
O grupo fez esboços?
Como o grupo teve que enfrentar desafios, foram realizadas de 3 a 4 versões do aplicativo. Por exemplo, após fazer uma versão, algum integrante apontava melhorias e os outros partiam em busca de modificações. Assim, o esboço foi puramente na base da prática.
E os primeiros testes?
A própria equipe testou o aplicativo, deu tudo certo, e hoje ele está publicado.
Quem fez e como foi escolhido o design do app?
O grupo foi desenhando na prática, fazendo diversas opções. O design final do aplicativo foi escolhido após a elaboração de um modelo e as subsequentes ideias, de comum acordo entre os integrantes.
Foi necessário ajustar alguma coisa?
Sim. A Prof.ª Camila Soares, editora-chefe da Revista da Universidade Ibirapuera, é a patrocinadora do projeto e propôs alguns ajustes relacionados a informações importantes da revista.
O que é um teste beta?
Testa beta é a primeira versão de qualquer aplicação que você vai lançar. Sempre quando você lança uma aplicação, a mais básica das básicas é a beta. Você vai ver qual é o comportamento dela mediante os usuários, independentemente da quantidade de funcionalidades. Se tudo seguiu conforme o planejado, é a hora de lançar a versão 1.0 com melhorias e outras questões.
Como aconteceu o lançamento do app?
O lançamento propriamente dito do aplicativo está sendo realizado com esta entrevista para o blog e as publicações nas redes sociais da instituição.
Confira abaixo prints do aplicativo, disponível no Google Play:
Confira os nossos diferenciais e inscreva-se já:
>>>>> Ciência da Computação
Faça o download do aplicativo:
Saiba mais:
Siga nossas redes sociais: