VOZES DO COTIDIANO ESCOLAR:

inflexões narrativas dos fazeres em vizinhança de uma pesquisa em educação

Autores

  • Marta Catunda Universidade de Sorocaba
  • Laura de Aro Galera PUC-SP

Palavras-chave:

narrativas, inflexão, fazeres em vizinhança, pesquisa em educação

Resumo

Este texto enseja a atuação de um Grupo de Estudos (Ritmos de Pensamento) que anseia agregar perspectivas para a pesquisa em educação nos anos vindouros. Esta pesquisa teve como base um levantamento de 42 dissertações e teses desenvolvidas pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Sorocaba, no período de 2000 a 2020, na Linha de Cotidiano Escolar, que em sua maioria, é marcada por estudos das Representações Sociais e das Perspectivas Ecologistas propostas por Marcos Reigota. Contudo, o texto foi escrito com foco em como tendências se movimentam ou abrem caminhos para contribuições vindouras, dos fazeres e saberes docentes. Não foi escrito com o caráter descritivo de um processo de produção de dados de pesquisa, ou debruçou-se sobre os dados colhidos. Ambas as autoras compreenderam a importância de demonstrar como esse processo que a própria pesquisa desdobra faz uma inflexão sobre suas pesquisas, como liberdade narrativa de encontros e descobertas de pesquisa.

Biografia do Autor

Marta Catunda, Universidade de Sorocaba

Foi Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba, UNISO, onde também realizou seus estudos de Pós-Doutorado, junto ao Grupo de Estudos “Perspectivas Ecologistas em Educação”. Como pedagoga e técnica pesquisadora de 1978/2009 na UFMT, desenvolveu, apoiou, projetos, programas culturais comunitários, educativos e artísticos, com ribeirinhos, escolas, na redação de livros e catálogos ligados a arte, cultura e meio ambiente. Como musicista e compositora, artes gráficas e visuais, pesquisou as sonoridades ambientais e os processos de sensibilização ao meio ambiente na educação, a escuta do outro conforme Paulo Freire em seu mundos de vida, e estudos de ambiência e/ou ecologia sonora.Atuou como professora na Rede Estadual de Educação em Sorocaba, SP.

Laura de Aro Galera, PUC-SP

Psicológa pela Universidade de Sorocaba, e Mestre em Psicologia Social na Universidade Católica de São Paulo, PUC, SP.

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Publicado

2022-11-09

Edição

Seção

Artigos