O BRINQUEDO E O BRINCAR NOS TEMPOS QUE CORREM
Palavras-chave:
Brinquedo, Brincar, Psicanálise, AutismoResumo
O presente artigo realiza uma reflexão sobre o brinquedo e o brincar na perspectiva psicanalítica. Para tanto, parte da concepção que os brinquedos revelam aquilo que a sociedade escolhe como signo de humanidade uma vez que expressam os valores e concepções sobre a infância em determinada época. Para além de uma importância sociológica o tema tem relevo no âmbito subjetivo, uma vez que o brinquedo testemunha o brincar infantil. Para a psicanálise o brincar é a construção de cada criança face ao que a sociedade e os tempos impõem; uma expressão criativa na qual a criança se apropria do mundo e recria-o. Uma vez explicitada a concepção psicanalítica acerca do brincar e situada a diferença com a dimensão sociológica do brinquedo, analisamos o quadro psicopatológico do autismo como um paradigma de época, onde haveria a prevalência do objeto, brinquedo, sobre a ação humana e humanizante do brincar. Como conclusão, enfatizamos a função do adulto na construção do prazer compartilhado.
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