PENSAR COM AS LUZES MENORES DOS VAGALUMES SOBRE A PRODUÇÃO/DISSOLUÇÃO DE VERDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Fake News, Ensino de ciências, Informação, Ciência menorResumo
O presente trabalho faz alguns apontamentos sobre a dissolução e a produção de verdades nas ciências e levanta questões a respeito da emergência de um ensino de ciências menor nesse processo. Tomamos como ponto de partida o momento político extremamente delicado do Brasil - em que experiências democráticas, de manutenção e ampliação de direitos sociais, culturais e ambientais encontram-se sob ameaça -, para entendermos o porquê do crescimento de distintas narrativas pseudocientíficas. Assim, propomos um exercício de deslocamento: pensarmos um ensino de ciências menor, que viabilize conexões sempre novas, introduza diferenças e faça gaguejar a voz científica de uma ciência maior. Concluímos que, uma vez que existem outras narrativas possíveis - incluindo as não-científicas, as ficcionais, as artísticas e poéticas - na construção de realidades, é necessário tecermos, com elas, alianças estratégicas no sentido de conquistar avanços políticos no contexto tempestuoso da contemporaneidade.
Referências
ARTHURY, Luiz Henrique Martins; GARCIA, João Otavio. Em prol do Realismo Científico no Ensino. Ciência & Educação, Bauru, v.26, e20011, 2020.
CHAVES, Silvia Nogueira. Reencantar a ciência, reinventar a docência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG , 2011. 160 p.
DELEUZE, Gilles. Gaguejou... In: Crítica e Clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997, p. 122-129.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Tratado de Nomadologia. In: Mil Platôs, vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
DUNKER, Christian. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In: DUNKER, Christian; TEZZA, Cristóvão; FUKS, Julián; TIBURI, Marcia; SAFATLE, Vladimir. Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Editora Dublinense, 2017.
GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor: variáveis e variações. 36ª Reunião Nacional da ANPEd. Goiânia-GO. 2013. 12 p.
GODOY, Ana. A menor das ecologias. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n. 19, p. 20-28, jan/fev/mar/abr. 2002.
LARROSA, Jorge. Agamenon e seu porqueiro: Notas sobre a produção, a dissolução e o uso da realidade nos aparatos pedagógicos e nos meios de comunicação. In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. 382 p.
PELBART, Peter. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: n-1 Edições, 2 ed, 2017, 448 p.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes - resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify, 2015, 160 p.
WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; VEIGA-NETO, Alfredo. Estudos Culturais de Ciência & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 135p.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-11-24 (3)
- 2022-11-23 (2)
- 2022-11-09 (1)