PENSAR COM AS LUZES MENORES DOS VAGALUMES SOBRE A PRODUÇÃO/DISSOLUÇÃO DE VERDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Laís de Paula Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Ana Paula Valle Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Daniel Ganzarolli Martins Universidade Federal Fluminense
  • Shaula Maíra Vicentini de Sampaio Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Fake News, Ensino de ciências, Informação, Ciência menor

Resumo

O presente trabalho faz alguns apontamentos sobre a dissolução e a produção de verdades nas ciências e levanta questões a respeito da emergência de um ensino de ciências menor nesse processo. Tomamos como ponto de partida o momento político extremamente delicado do Brasil - em que experiências democráticas, de manutenção e ampliação de direitos sociais, culturais e ambientais encontram-se sob ameaça -, para entendermos o porquê do crescimento de distintas narrativas pseudocientíficas. Assim, propomos um exercício de deslocamento: pensarmos um ensino de ciências menor, que viabilize conexões sempre novas, introduza diferenças e faça gaguejar a voz científica de uma ciência maior. Concluímos que, uma vez que existem outras narrativas possíveis - incluindo as não-científicas, as ficcionais, as artísticas e poéticas - na construção de realidades, é  necessário tecermos, com elas, alianças estratégicas no sentido de conquistar avanços políticos no contexto tempestuoso da contemporaneidade.

Biografia do Autor

Laís de Paula Pereira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense

Ana Paula Valle Pereira, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense.

Daniel Ganzarolli Martins, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

ARTHURY, Luiz Henrique Martins; GARCIA, João Otavio. Em prol do Realismo Científico no Ensino. Ciência & Educação, Bauru, v.26, e20011, 2020.

CHAVES, Silvia Nogueira. Reencantar a ciência, reinventar a docência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG , 2011. 160 p.

DELEUZE, Gilles. Gaguejou... In: Crítica e Clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997, p. 122-129.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Tratado de Nomadologia. In: Mil Platôs, vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

DUNKER, Christian. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In: DUNKER, Christian; TEZZA, Cristóvão; FUKS, Julián; TIBURI, Marcia; SAFATLE, Vladimir. Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Editora Dublinense, 2017.

GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor: variáveis e variações. 36ª Reunião Nacional da ANPEd. Goiânia-GO. 2013. 12 p.

GODOY, Ana. A menor das ecologias. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n. 19, p. 20-28, jan/fev/mar/abr. 2002.

LARROSA, Jorge. Agamenon e seu porqueiro: Notas sobre a produção, a dissolução e o uso da realidade nos aparatos pedagógicos e nos meios de comunicação. In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. 382 p.

PELBART, Peter. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: n-1 Edições, 2 ed, 2017, 448 p.

STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes - resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify, 2015, 160 p.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; VEIGA-NETO, Alfredo. Estudos Culturais de Ciência & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 135p.

Downloads

Publicado

2022-11-09 — Atualizado em 2022-11-24

Versões

Edição

Seção

Artigos