Relação entre engajamento com a tarefa e estratégia de gestão de pessoas

Autores

  • Luciana Campos Lima Universidade de São Paulo-USP
  • Tatiani dos Santos Zuppani Universidade de São Paulo-USP
  • Ana Lúcia Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar se o nível de engajamento com a tarefa varia de acordo com a estratégia de Gestão de Pessoas empregada pelas empresas. Para tanto realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa e cunho descritivo, por meio da aplicação de um survey em 233 estudantes de Administração. Optou-se pela escala de engajamento Utrecht Work Engagement Scale (UWES) e a estratégia de Gestão de Pessoas foi mensurada com base na percepção dos participantes a respeito da forma como suas empresas conduzem cinco práticas de RH (contratação, treinamento, carreira, salário e incentivos). Para a UWES foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória, que mostrou confiabilidade aceitável para os três fatores criados (dedicação/inspiração, absorção e vigor). Da escala de estratégia de Gestão de Pessoas extraiu-se a mé- dia dos itens para criar dois grupos antagônicos (foco de controle e foco de comprometimento). Os valores médios dos três fatores extraídos foram comparados com os dois grupos criados através de um Teste T. Os resultados dessa análise revelaram diferenças significativas em todas as comparações, especialmente para o fator dedicação. A média de engajamento com a tarefa foi maior em todos os casos para o grupo foco no comprometimento, cujas estratégias promovem maior envolvimento dos empregados. Os resultados permitem concluir que a adoção da estratégia colaborativa tende a aumentar a vantagem competitiva da organização, o que favorece a valorização do papel estratégico da gestão de pessoas.

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Publicado

2016-08-27

Edição

Seção

Artigos