Pressupostos da educação popular: relato de caso

Autores

  • Mônica de Ávila Todaro Universidade Nove de Julho
  • Eduardo Marcelo Lamotta Brandão Universidade Nove de Julho
  • Jéssica Cristina Deitoz Augusto Universidade Nove de Julho

Resumo

Este texto é fruto de pesquisa de Iniciação Científica e tem como objetivo analisar se a proposta pedagógica do CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) localizado na cidade de São Paulo, no bairro do Campo Limpo, quando colocada em prática, é compatível com os pressupostos das Escolas Democráticas e da Educação Popular. Como quadro teórico, apresentamos as características da Escola Tradicional, das Escolas Democráticas e da Educação Popular na perspectiva de Dewey, Freire, Gadotti e Singer. A pesquisa teve um caráter exploratório e debruçou-se sobre os dados coletados por meio de observação e entrevistas. O campo empírico de investigação foi o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos do bairro do Campo Limpo, localizado na zona sul do município de São Paulo. Esse bairro é conhecido pelo alto índice de violência e baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). Os resultados sugerem mais investimentos em pesquisas sobre as práticas educativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Downloads

Publicado

2016-08-27

Edição

Seção

Artigos