Rádio: uma ferramenta interativa no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Camilla de Paula Uzam Universidade Ibirapuera Av. Interlagos, 1329 – São Paulo/SP [email protected]
  • Carina Martini Universidade Ibirapuera Av. Interlagos, 1329 – São Paulo/SP [email protected]
  • Alan Almario Universidade Ibirapuera Av. Interlagos, 1329 – São Paulo/SP [email protected]
  • Camila Soares Universidade Ibirapuera Av. Interlagos, 1329 – São Paulo/SP [email protected]

Resumo

O presente trabalho tem o anseio de apresentar o rádio como uma ferramenta de apoio no processo de ensino -aprendizagem. Para isso, um pequeno histórico será traçado como objetivo de mostrar o rádio como veículo de comunicação de massa e sua importância na difusão da educação brasileira. Com o surgimento de novas tecnologias da comunicação, a informação e o conhecimento extrapolam a internet, as redes e outras tecnologias. Pensando nisso, o rádio pode ajudar pedagogicamente tanto o professor como o aluno no processo de ensino-aprendizagem, transformando-os em proativos na construção do conhecimento. É necessário tornar evidente as contribuições do rádio no ensino-aprendizagem.

Palavras chaves: Didática, Educação, Ferramentas Interativas, Rádio.

 

Abstract

 

This present study has the yearning to show the radio as a support tool in the teaching-learning process. For this purpose a little history was traced with the aim to show us the radio as a mass communication vehicle and its importance in the dissemination of Brazilian education. With the emergence of new communication technologies, the information and the knowledge go beyond the internet, networks and others technologies. So, front of these facts above, the radio can help pedagogically both the teacher and student in the teaching- learning process, becoming them into proactive in the construction of knowledge. It is necessary to make clear the contributions of radio in the teaching- learning.

 

Keywords: didactic, education, interactive tools, radio

Referências

BIBIANO, Bianca. Unesco: 38% dos analfabetos latino-americanos

são brasileiros. Disponível em <http://veja.abril.

com.br/noticia/educacao/unesco-38-dos-analfabetos-latino-americanos-sao-brasileiros>.

Acesso em: 6 dezembro

BLOIS, Marlene. Rádio Educativo no Brasil: uma história

em construção. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da

Comunicação: Belo Horizonte - MG, 2003.

CHIVUNDA, Arlete Elisa. Actores de Camatondo. Disponí-

vel em <http://camatondo.blogspot.com.br/p/actores-decamatondo.html>.

Acesso em: 6 dezembro 2014.

CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. São

Paulo, São Paulo: Editora Contexto, 2010.

FERRARETTO, Luiz Arthur. No ar rádio: o veículo, a histó-

ria e a técnica. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2000.

FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários

à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,2003.

FUKS, Hugo ET AL. O modelo de colaboração 3C no ambiente

Aula Net. Informática na Educação: Teoria e Prática,

Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 25-48, 2004. Disponível em:

http://ritv.les.inf.puc-rio.br Acesso em: 19 nov. 2014.

GARDNER, Howard. Inteligências – múltiplas perspectivas.

Editora Artes Médicas, 1998.

GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Educação e cultura no

rádio brasileiro: concepções de radioescola em Roquette

-Pinto. Tese apresentada ao programa de Pós-graduação

em Educação da Faculdade de Educação da Universidade

de São Paulo, 2008.

MARTINS, Fábio. Senhores ouvintes, no ar...a cidade e o

rádio. Belo Horizonte: C/Arte, 1999.

PRADO, Magaly. História da rádio no Brasil. São Paulo:

Editora Da Boa Prosa, 2012.

TAVARES, Reynaldo. Histórias que o rádio não contou.

São Paulo:Editora Harbra, 1999.

Downloads

Publicado

2015-07-14

Edição

Seção

Artigos