Psicologia e políticas públicas: uma leitura histórica sobre violências, invisibilidades e juventudes em conflito com a lei
Resumo
O adolescente em conflito com a lei tem sido observado por algumas esferas da sociedade. A mídia tem discutido com intensidade sob a ótica do crescimento da criminalidade, o Estado tem planejado e implantado Políticas Públicas que atendam as necessidades integrais e a academia também tem elegido este fenômeno como objeto de discussão social e científica, refletindo no aumento de pesquisas na área. No entanto, pouco se discute as transformações históricas do modo de vida das juventudes e a produção de conhecimento em Psicologia na interface com as Políticas Públicas. Neste cenário, o presente artigo apresenta e discute o fenô- meno das violências, invisibilidades e juventudes em conflito com a lei, considerando a trajetória e as histórias de vida dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, resgatando aspectos históricos sobre a violência juvenil e as estratégias de atendimento aos adolescentes que tem seus direitos muitas vezes violados e vem a infracionar, alimentando o ciclo da dialética inclusão-exclusão. Considera-se a importância do trabalho da psicóloga e do psicólogo como mediador de processos de emancipação humana, rompendo com a alienação pessoal e coletiva dos adolescentes, suas famílias e demais instituições.Referências
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