A teoria institucional e seus reflexos nas universidades

Autores

  • Eduardo Gomes Peixoto Colalillo1 Universidade Ibirapuera Avenida Interlagos, 1329 – São Paulo/SP
  • Luciana Baltazar Dias1 Universidade Ibirapuera Avenida Interlagos, 1329 – São Paulo/SP
  • Seimor Walchhütter2 Centro Universitário da FEI

Palavras-chave:

Teoria Institucional, Educação, Dimensão Social

Resumo

A organização, como ator social, adota comportamentos que podem modificar o ambiente institucionalizado, mas por outro lado, a definição deste comportamento não é uma decisão tomada pela organização de forma totalmente livre das influências e restrições do próprio ambiente. Assim, este trabalho tem por objetivo identificar a congruência entre as Universidades e o papel da educação na sociedade sob a ótica da Teoria Institucional, buscando a reflexão a respeito da dimensão social da educação. A teoria institucional permite enfatizar que as práticas atuais dentro da escolarização não são o que produz os resultados da socialização e da estratificação, as escolas são organizações que criam um conjunto de crenças sobre o poder da educação, tomado como certo.

 

Palavras chaves: Teoria Institucional, Educação, Dimensão Social.

 

Abstract


The organization, as a social actor, adopt behaviors that can modify the institutionalized environment, but on the other hand, the definition of this behavior is not a decision taken by complete freedom organization influences and constraints of the environment itself. This study aims to identify the congruence between the Universities and the role of education in society from the perspective of institutional theory, seeking reflection on the social dimension of education. Institu_

Keywords: Institutional Theory, Education, Social Dimension.

 

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Publicado

2015-07-14

Edição

Seção

Artigos