Reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem do fisioterapeuta

Autores

  • Luiz Francisco Cachioni Universidade de São Paulo - USP Rua Cipotânea, 51 – Cidade Universitária – São Paulo/SP [email protected]
  • Mariana Callil Voos ¹Universidade de São Paulo - USP Rua Cipotânea, 51 – Cidade Universitária – São Paulo/SP
  • Jéssica Cândido Jerônimo da Costa Universidade de São Paulo - USP Rua Cipotânea, 51 – Cidade Universitária – São Paulo/SP
  • Jecilene Rosana Costa-Frutuoso Universidade de São Paulo - USP Rua Cipotânea, 51 – Cidade Universitária – São Paulo/SP
  • Maria Cecília dos Santos Moreira Universidade de São Paulo - USP Rua Cipotânea, 51 – Cidade Universitária – São Paulo/SP
  • Fátima Aparecida Caromano Universidade de São Paulo - USP Rua Cipotânea, 51 – Cidade Universitária – São Paulo/SP

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, universidade, tecnologia

Resumo

O profissional fisioterapeuta, durante sua formação, precisa ser ensinado a dominar competências e habilidades motoras para, posteriormente, ensiná-las considerando diferentes contextos e necessidades dos pacientes. A formação de um profissional com demandas tão complexas exige professores preparados para tal. Num momento onde novas tecnologias passam a fazer parte da rotina de professores e alunos, como por exemplo, as tecnologias multimídeas (TM) e das rotinas dos profissionais fisioterapeutas, como os jogos virtuais destinados ou viáveis de serem utilizados na prática clí- nica visando desenvolvimento de atividades motoras, cabe uma reflexão sobre a formação dos professores que formam estes profissionais tão únicos, discutindo inclusive, os requisitos para o ensino. De nossa experiência, podemos afirmar que, quando se trata de ensino de habilidade motora para graduando em fisioterapia, seu ensino deve, minimamente, considerar todas as características da habilidade a ser aprendida e treinada, e esta deve ser planejada considerando uma atividade alvo de cada vez, e a avaliação deve ter a participação direta do aprendiz, o ambiente deve ser controlado e os feedbacks a serem utilizados precisam ser previamente planejados e, se necessário, treinados antecipadamente pelo professor. Esperamos com este texto, estimular novas experiências didáticas por parte dos professores de Fisioterapia, a partir de uma reflexão crítica sobre as necessidades atuais do mercado e das novas tecnologias disponíveis para ensino tanto do aluno quanto dos pacientes.

Palavras-chave:ensino, aprendizagem, universidade, tecnologia

 

Abstract

The physiotherapist needs to be taught to master competences and motor skills during graduation, to later learn different contexts and needs of patients. The education of a professional with such complex demands requires prepared teachers. At a time when new technologies become part of the routine of teachers and students, such as the multimedia technologies (MT) and the routines of physical therapists, such as virtual games intended or feasible to be used in clinical practice aimed at development activities motor, it is necessary a reflection on the training of teachers who teach these professionals so unique, including discussing the requirements for the teaching of competences and skills. From our experience, we can say that when it comes to motor skill education for majoring in physical therapy, its teaching should, minimally, consider all the skill of the features to be learned and trained, and this should be planned considering a target activity of each time, and it should take the direct participation of the learner, the environment must be controlled and the feedback to be used must be previously planned and, if necessary, trained beforehand by the teacher. We hope with this text, stimulate new student experiments by Physiotherapy teachers, from a critical reflection on the current market needs and new technologies available for teaching both learner patients.

Keywords: teaching, learning, university, technology

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Publicado

2014-12-21

Edição

Seção

Artigos