Sala de aula e Modelagem, como fazer?

Autores

  • Manoel Ricardo Severo Universidade Ibirapuera Av. Interlagos, 1329 - São Paulo -SP [email protected]

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Formação de Professores, Educação.

Resumo

O conhecimento tomado como instrumento, mobilizado em competências, reforças o sentido cultural da aprendizagem. Tomado como valor de conteúdo lúdico, de caráter ético ou fruição estética, numa escola com vida cultural ativa, o conhecimento torna-se um prazer que pode ser aprendido, ao se aprender a aprender. Neste sentido às aplicações matemáticas mostram-se bem focadas no que consiste em adaptar conceitos, configurações ou mesmo estruturas aos diversos fenômenos cotidianos e, em situações da realidade trazendoas para abstração matemática. A matemática é essencialmente interdisciplinar e sua atividade consiste em tornar aplicável em todo e qualquer emaranhado de variáveis e situações refletido sobre as condições que resultem em vigor, competência e interesse para docentes e discentes.

Palavras–chaves: Modelagem Matemática; Formação de Professores; Educação.

 

 

Abstract

The knowledge taken as a tool in mobilizing skills, strengthening the sense of cultural learning. Taken as the value of playful content of ethical or aesthetic enjoyment, a school with an active cultural life, knowledge becomes a pleasure that can be learned, when learning to learn. In this sense applications of mathematics to show up well-focused to align concepts, configurations or structures to various everyday phenomena, and situations of reality by bringing them to mathematical abstraction. Mathematics is essentially interdisciplinary and its activity is to be applicable in any tangle of variables and situations reflected on the conditions that result in force, expertise and interest to teachers and students.

Keywords: Mathematical Modeling; Teacher Education, Education.

 

 

 

 

 

 

 

Referências

trabalhar com, indução que está diretamente relacionada com a analogia e percepção das observações dos outros e das teorias existentes;

usar dedução para construção de modelos e suas conclusões;

fazer a validação do modelo ou a previsão dos fenômenos ainda não observados. Em face de seus pressupostos multidisciplinares, a Modelagem Matemática no ensino-aprendizagem vem sendo empregada como metodologia nos últimos anos, com objetivo de trabalhar problemas do cotidiano em sala de aula, em busca de tornar-la “palpável ao que precisamos”, portanto estimamos, modelamos.

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Publicado

2011-06-21

Edição

Seção

Artigos