A construção da identidade profissional de professores iniciantes no ensino superior

Autores

  • Rodrigo Toledo¹ ¹ Universidade Ibirapuera – UNIB Av. Interlagos, 1329 – São Paulo/SP
  • Maria da Penha Meirelles Almeida Costa¹ ¹ Universidade Ibirapuera – UNIB Av. Interlagos, 1329 – São Paulo/SP [email protected]
  • Rodnei Pereira² ² Centro Universitário Assunção - Unifai Av. Interlagos, 1329 – São Paulo/SP

Palavras-chave:

Docência, Identidade Profissional, Profissionalidade Docente.

Resumo

O artigo discute a construção da identidade profissional de professores iniciantes no ensino superior. Por meio de uma revisão bibliográfica e com base na experiência dos autores como coordenadores de cursos superiores, o trabalho pautou-se em conceitos como identidade (Ciampa, 2001); identidade profissional (Dubar, 2005; Tardif, 2000; Lüdke, 2004). Correlacionou-se essa discussão com os conceitos de profissionalidade docente conforme as propostas de Almeida (2006), Príncepe, Pereira e Passos (2015) e Roldão (2005). Os resultados apontam que a docência universitária carece de uma moralização, do ponto de vista das condições de trabalho e carreira para que seus professores possam se desenvolver profissionalmente e para que se percorram inovações curriculares e didáticas.

Palavras-chaves: Docência, Identidade Profissional, Profissionalidade Docente.

Abstract

The article discusses the construction of professional identity of beginning teachers in higher education. Through a literature review and based on the experience of the authors as coordinators of higher education, the work was guided by concepts like identity (Ciampa, 2001); professional identity (Dubar, 2005; Tardif, 2000a; Lüdke, 2004). Correlated this discussion with the concepts of teaching profession as the proposed Almeida (2006), Princepe, Pereira and Passos (2015) and Roldão (2005). The results show that university teaching needs a moralization, from the point of view of working conditions and career for their teachers to develop professionally and made to traverse curricular and instructional innovations.

Key-words: Teaching in higher education. Professional identity. Teacher professionality.

 

 

 

Biografia do Autor

Rodrigo Toledo¹, ¹ Universidade Ibirapuera – UNIB Av. Interlagos, 1329 – São Paulo/SP

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Publicado

2015-06-06

Edição

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Artigos