Bullying: a perspectiva do alvo

Autores

  • Adriana Josefa de Souza¹ Universidade Ibirapuera – UNIB Av. Interlagos, 1329 – São Paulo – SP
  • Josicleide Ferreira da Silva¹ Universidade Ibirapuera – UNIB Av. Interlagos, 1329 – São Paulo – SP
  • Alan Almario¹ Universidade Ibirapuera – UNIB Av. Interlagos, 1329 – São Paulo – SP

Palavras-chave:

Bullying, escola, violência.

Resumo

Este trabalho refere-se ao desenvolvimento da violência dentro da escola em forma de Bullying. O problema é encontrado em qualquer escola, não se restringindo a um tipo especifico de instituição. O Bullying é um fenômeno grave, pois traz serias consequências a curto e longo prazo a todos os envolvidos (vitima, agressor e até mesmo o observador). Inicialmente, o Bullying será conceituado, sua abrangência no ambiente escolar e como reconhecer o Bullying como algo nocivo para o desempenho das potencialidades dos estudantes. O Bullying não e uma brincadeira inocente. Ele interfere no processo ensino- aprendizagem e pode trazer consequências desastrosas para o seio escolar, não só para as vitimas, mas para todos que convivem neste ambiente. A escola deve ser um ambiente seguro, que permita a criança a socializarse e desenvolver responsabilidades, habilidades, defender ideias e, acima de tudo, assumir a sua própria autonomia com segurança e respeito às diversidades. Com as manifestações do Bullying é possível contribuir para que o ambiente escolar se transforme num local menos violento, valorizando a cidadania, o respeito, a ética e a solidariedade entre todos.

 

Palavras-chaves: Bullying, escola, violência.

 

Abstract

This work concerns the development of violence within the school in the form of bullying. Being the same problem found in any school, not restricted to a specific type of institution. Bullying is a serious phenomenon, because it brings serious consequences in the short and long term to all involved (victim, perpetrator and even the observer). Bullying will initially conceptualized, and see what it covers school environment, to recognize bullying as something harmful to the performance of potential students. Bullying not an innocent prank, it interferes with the learning process and can have disastrous consequences for within school, not only for the victims but for all who live in this environment. The school must be a safe environment that allows children to socialize and develop responsibilities, skills, defend ideas, and above all, take their own autonomy with safety and respect for diversity. With the manifestations of Bullying can contribute to the school environment becomes a less violent place, valuing citizenship, respect, ethics and solidarity among all.

Keywords: Bullying, school, violence

 

 

 

 

 

Referências

CHALITA, Gabriel Pedagogia da amizade- Bullying: O sofrimento das vítimas e dos agressores,Ed.Gente, 2008.

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz;Ed.Verus,2005

Revista veja: Abaixo a tirania dos valentões. Edição 2213-Abril 2011

Downloads

Publicado

2012-06-20

Edição

Seção

Artigos