Alfabetização matemática nas séries iniciais: o que é? Como fazer?
Palavras-chave:
Alfabetização Matemática. Seriação. Ordenação. Classificação. Valor posicionalResumo
Este artigo tem como finalidade refletir sobre a importância da alfabetização matemática nas séries iniciais. Considerando os problemas enfrentados ao ouvir a palavra Matemática, resolvemos aprofundar sobre tema para uma mudança dessa concepção. Iremos analisar a importância da seriação, ordenação e classificação, para as séries iniciais, onde encontramos a base do processo de alfabetização. As turmas analisadas constam de um 1º e um 2º anos compostos por 47 alunos. O objetivo é discutir a importância de alguns conceitos no processo de alfabetização matemática. Para nossa fundamentação em relação às análises escolhemos centrar nosso foco na análise de erros, considerando que não desejamos apenas descobrir que alunos erram a seria- ção, ordenação e classificação, mas levantar indícios dos motivos pelos quais isso acontece e pode interferir no processo de aprendizagem. Ao final de nossas análises constatamos que em decorrência dos problemas do sistema de numeração decimal o significado das operações fica comprometido. Por fim fazemos algumas reflexões sobre as analises realizadas e alguns indicativos para o trabalho com a alfabetização matemática
Palavras-chaves: Alfabetização Matemática. Seriação. Ordenação. Classificação. Valor posicional.
Abstract
This article aims to reflect on the importance of math literacy in the early grades. Considering the problems faced at the word mathematics, decided to expand on this topic for a design change. We will analyze the importance of grading, sorting and classification, for the initial series, where we find the basis of the literacy process. The groups analyzed contained a 1st and a 2nd year consisting of 47 students. The aim is to discuss the importance of concepts in math literacy process. For our reasoning regarding choosing to focus our analyzes focus on error analysis , considering we do not want only to find that students miss the ranking, sorting and classification, but to raise evidence of why this happens and can interfere with the learning process . At the end of our analysis we found that due to the problems of the decimal system the meaning of operations is compromised. Finally we make some reflections on the analysis performed and some indications for work with mathematical literacy
Keywords: Mathematical Literacy. Grading. Ordering. Rating. Positional value.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, vol 3, Brasília: MEC/SEF, 1997.
BROUSSEAU, G. Les obstacles épistémologiques et les problèmes em mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques. Volume 4, 1983.
CURY, Helena Noronha. Análise de erro: o que podemos aprender com as respostas dos alunos.
Autêntica editora 1° Edição. 2008.
DANYLUK, O. S. Alfabetização Matemática: a escrita da linguagem matemática no processo de alfabetização. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre, 1997.
KAMII, C. A criança e o número: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto à escolares de 4 a 6 anos. 4°ed. Campinas: Papirus, 1986
KAMII, C &DECLARK, G. Reinventando a Aritmética. Campinas. Papirus, 1994.
SILVA, S. L. Matemática na infância: uma construção, diferentes olhares. São Paulo: USP, 2008. 236 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade
de São Paulo, São Paulo, 2008.
TOLEDO, M. Didática de Matemática: Como dois e dois – a construção da matemática. FTD. 1997.