Avanços e reflexões sobre a educação inclusiva no sistema educativo
Resumo
Falar em educação inclusiva ultrapassando os limites da educação especial e da educação integracionista é o desafio deste artigo. Como incluir o diferente? Quem é este aluno diferente e quais as suas necessidades de inclusão? Será que somente os portadores de necessidades especiais são foco da atuação docente em busca de uma sociedade mais inclusiva e que respeite os que são diferentes da maioria?
Ao falar em educação inclusiva com os docentes percebe-se que logo acontece uma associação com a inclusão dos portadores de necessidades especiais com os demais alunos da turma, sempre é necessária uma provocação técnica para abrir os horizontes destes docentes e eles enxergarem que temos outros públicos tão necessitados desta inclusão também.
Pessoas em situação de vulnerabilidade social, em conflito com a lei, ciganos, circenses, “tribos” da moda (emos, nerds etc), além de pessoas vindas de culturas diferenciadas também necessitam da ajuda do docente para que possam se sentir parte da turma em que estudam.