Bullying: uma perspectiva sobre o agressor

Autores

  • Norma Vicença Martins¹ Universidade Ibirapuera Av. Interlagos, 1329 – São Paulo – SP [email protected]
  • Alan Almario¹ Universidade Ibirapuera Av. Interlagos, 1329 – São Paulo – SP

Palavras-chave:

Bullying, agressividade, agressor, violência e psicanálise

Resumo

Este artigo pretende avaliar a formação psíquica do agressor do Bullying escolar de forma a justificar que seu comportamento de violência com outro não se trata apenas de uma ação particular, pois provêm da contribuição de uma sociedade violenta e da formação cidadã prejudicada de educação familiar e social marcada pela delegação de responsabilidades e por um afeto cada vez mais distante. Para tal fim, serão abordados aspectos relevantes da teoria psicanalítica, a fim de traçar um perfil do autor principal do bullying, o agressor. O estudo teórico, baseado em revisão bibliográfica, tem como objetivo refletir sobre a contribuição de uma sociedade social e familiar, bem como a história do homem com a agressividade através do olhar de um praticante de bullying.

Palavras-chave: Bullying, agressividade, agressor, violência e psicanálise.

 

Abstract

 

This article aims to assess the psychological makeup of the offender’s School bullying in order to justify their violence behavior with another is not just a particular action because it comes from the contribution of a violent society and citizenship training impaired family education and social marked by the delegation of responsibilities and an increasingly distant affection. To this end, I will discuss relevant aspects of psychoanalytic theory in order to draw a profile of the author of the bullying, the aggressor. The theoretical study, based on literature review, aims to reflect on the contribution of a social society and family, as well as the story of the man with the aggressiveness through the eyes of a practitioner of bullying.

 

Keywords: Bullying, violence, psychoanalytic theory.

Referências

BOCK. A.F. Psicologia: Uma introdução à psicologia. São Paulo:

Saraiva 2008.

DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z.M.R. Psicologia na Educação. São Paulo:

Cortez, 2010.

FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

FREIRE, N.A; AIRES, J.S. A contribuição da Psicologia escolar na

prevenção e no enfrentamento do bullying. São Paulo: Revista Semestral da Assoc. Bras. De Psicologia Escolar e Educacional, 2012.

NOGUEIRA, João Carlos. Pulsões de Morte e civilização. In: MORAES,

Regis (org.). Sociedade: o espelho partido, Campinas: Edicamp,

PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma escola sem violência. São

Paulo: F.C.G., 2002.

RAPPAPORT, C.R. Temas Básicos da Psicologia. São Paulo: EPU.

Vol. 7, 2003.

___________, C.R.; Fiori, W.R.; Davis, C. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EPU. Vol. 1, 1981.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Artigos