Psicanálise de crianças: histórico e reflexões atuais
Palavras-chave:
Psicanálise, Criança, Brincar.Resumo
O presente artigo almeja apresentar um histórico da Psicanálise de Crianças, com foco em autores clássicos da psicanálise inglesa e argentina. Trata-se de um estudo teórico que buscou revisitar a literatura básica sobre o tema, de maneira a apontar especificidades desta técnica e tecer reflexões sobre esta prática na atualidade. Espera-se, com este estudo, contribuir para o aprimoramento de profissionais que atuam em psicoterapia de crianças a partir do referencial psicanalítico.
Palavras-chaves: Psicanálise, Criança, Brincar.
Abstract
This paper aims to present a history of Child Psychoanalysis, with a focus on classical authors of psychoanalysis English and Argentine. This is a theoretical study that sought to revisit the basic literature on the subject, so the point of this specific technique and weaving thoughts on this practice today. It is hoped this study contribute to the improvement of professionals working in child psychotherapy from psychoanalysis.
Keywords: Psychoanalysis, Child, Play.
Referências
ABERASTURY, A. Psicanálise da Criança: teoria e técnica.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.
ABRÃO, J. L. F. As origens da Psicanálise de Crianças no Brasil:
entre a educação e a medicina. Psicologia em Estudo, v.
, n. 3, p. 423-432, 2009. Disponível em: http://www.scielo.
br/pdf/pe/v14n3/v14n3a02.pdf. Data de acesso: 25/Fev/2013
AGUIRRE, S. B. e ARRUDA, S. L. S. Psicoterapia lúdica de
uma criança com AIDS. Estudos de Psicologia, v. 23, n. 3,
-37, 2006.
ARAÚJO, C. A. S. A perspectiva winnicottiana sobre o autismo
no caso de Vitor. Psyche, v. VIII, n. 13, p. 43-60, 2004.
AVELLAR, L. Z. Jogando na Análise de Crianças: Intervir-Interpretar
na Abordagem Winnicottiana. São Paulo: Casa do
Psicólogo, 2004.
BALEEIRO, M. C. Brincar: aquém e além do carretel. Cógito,
v. 8, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.
php?pid=S1519-94792007000100003&script=sci_arttext&tlng=es.
Data de acesso: 25/Fev/2007.
BOARATI, M. C. B., SEI, M. B. e ARRUDA, S. L. S. Abuso
sexual na infância: a vivência em um ambulatório de psicoterapia
de crianças. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento
humano, v. 19, n. 3, p. 426-434, 2009. Disponível
em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v19n3/08.pdf. Data
de acesso: 14/Fev/2013.
COSTA, T. Psicanálise com crianças. Rio de Janeiro: Zahar,
DEAKIN, E. K. e NUNES, M. L. T. Investigação em psicoterapia
com crianças: uma revisão. Revista de Psiquiatria do Rio
Grande do Sul, v. 30, n. 1, 2008. Disponível em: http://www.
scielo.br/pdf/rprs/v30n1s0/v30n1a03s0.pdf. Data de acesso:
/Fev/2013.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v29n1/
v29n1a16.pdf. Data de acesso: 14/Fev/2013.
Revista da Universidade Ibirapuera - São Paulo, v. 5, p. 7-8, jan/jun. 2013 9Revista da Universidade Ibirapuera - São Paulo, v. 5, p. 8-8, jul/dez. 2012
FELICE, E. M. O lugar do brincar na Psicanálise de Crianças. Psicologia: Teoria e Prática, v. 5, n. 1, p. 71-79, 2003.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1516-36872003000100006&script=sci_arttext&tlng=en.
Data de acesso: 25/Fev/2013.
FINKEL, L. A. O lugar da mãe na psicoterapia da criança: uma
experiência de atendimento psicológico na saúde pública.
Psicologia: ciência e profissão, v. 29, n.1, p. 190-203, 2009.
FREUD, S. (1909) Análise de uma fobia em um menino de
cinco anos. Em: FREUD, S. Obras psicológicas completas de
Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro:
Imago, 1996.
JUNQUEIRA, M. F.P. L. Violência e abuso infantil: Uma proposta
clínica. Cadernos de Psicanálise, v. 18, n. 21, p. 209-226,
Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.
exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=353510&indexSearch=ID.
Data de acesso: 25/Fev/2013.
MARQUES, C. F. F. C., e ARRUDA, S. L. S. Autismo infantil e
vínculo terapêutico. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 24,
n. 1, p. 115-124, 2007.
REGHELIN, M. M. O uso da caixa de brinquedos na clínica
psicanalítica de crianças. Contemporânea – Psicanálise e
Transdisciplinaridade, n. 8, p. 167-179, 2008. Disponível em:
http://www.revistacontemporanea.org.br/site/wp-content/artigos/artigo172.pdf.
Data de acesso: 25/Fev/2013.
RODRIGUES, F. P. H., SEI, M. B. e ARRUDA, S. L. S. Ludoterapia
de Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de
Caso. Paideia (no prelo).
SEI, M. B., SOUZA, C. G. P. e ARRUDA, S. L. S. O sintoma da
criança e a dinâmica familiar: orientação de pais na psicoterapia
infantil. Vínculo, v. 5, n. 2, p. 194-205, 2008. Disponível em
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/vinculo/v5n2/v5n2a09.pdf. Data
de acesso: 14/Fev/2013.
SOIFER, R. Psicodinamismos da família com crianças: terapia
familiar com técnica de jogo. Petrópolis: Vozes, 1982.
SOUZA, C. P. G., SEI, M. B. e ARRUDA, S. L. S. Reflexões
sobre a relação mãe-filho e doenças psicossomáticas: um
estudo teórico-clínico sobre psoríase infantil. Boletim de Psicologia,
v. LX, n. 132, p. 45-59, 2010.
TELLES, J. C. C. P., SEI, M. B. e ARRUDA, S. L. S. Comunicação
silenciosa mãe-bebê na visão winnicottiana: reflexões
teórico-clínicas. Aletheia, v. 33, p. 109-122, 2010.
WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro:
Zahar, 1982.
WINNICOTT, D. W. Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil.
Rio de Janeiro: Imago, 1984.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro:
Imago, 1975.
ZIMERMAN, D. E. Manual de Técnica Psicanalítica: uma revisão.
Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZIMERMAN, D. E. Vocabulário Contemporâneo de Psicanálise.
Porto Alegre: Artmed, 2001.