Marketing para a sustentabilidade: uma proposta para a educação superior

Autores

  • Eliane Penha Mergulhão Dias ¹FATEC São José dos Campos (Prof. Jessen Vidal) Av. Cesare Mansueto Giulio Lattes, S/Nº, São José dos Campos – SP [email protected]
  • Ana Maria Pereira¹ ¹FATEC São José dos Campos (Prof. Jessen Vidal) Av. Cesare Mansueto Giulio Lattes, S/Nº, São José dos Campos – SP [email protected]
  • Katsuji Watanabe Júnior¹ ¹FATEC São José dos Campos (Prof. Jessen Vidal) Av. Cesare Mansueto Giulio Lattes, S/Nº, São José dos Campos – SP [email protected]

Palavras-chave:

Educação superior, Marketing na educação, Sustentabilidade.

Resumo

Este artigo focaliza estratégias do marketing voltado à sustentabilidade como uma proposta para a educação de modo geral e especificamente à formação universitária. A exposição teórica dos autores elencados sustenta uma percepção da necessidade e da urgência na mudança do pensamento insustentável desenvolvido através de tantos anos no planeta Terra. Em face de tal realidade, propomos direcionar ao ensino universitário a massificação da informação, que hoje é a forma mais eficiente de modificar pensamentos e costumes, e pela qual se consegue de modo rápido influenciar simultaneamente um alto número de pessoas. Com o objetivo de verificar de que modo estratégias de marketing para a sustentabilidade poderão ser aplicadas à educação superior, provocando mudança dos hábitos insustentáveis, busca-se analisar as várias linhas de pensamento que tanto indicam os erros cometidos quanto apontam para novos rumos na sustentabilidade do Planeta. As conclusões do artigo levam a crer que o uso da Mídia em toda a sua diversidade pode vir a ser um grande aliado na educação para uma vida sustentável.

Palavras-chave: Educação superior; Marketing na educação; Sustentabilidade.

Abstract

This article focuses on marketing strategies aimed at sustainability as a proposal for education generally and specifically to university education. The theoretical exposition of the authors listed maintains a sense of necessity and urgency in changing unsustainable thinking developed through many years on planet Earth. In the face of this reality, we propose to direct the overcrowding of university education information, which today is the most efficient way to modify thoughts and habits, and by which they can quickly influence both a high number of people. Aiming to ascertain how marketing strategies for sustainability can be applied to higher education, leading change unsustainable habits, we try to analyze the various lines of thought that indicate both the mistakes as point to new directions in sustainable planet. The findings of the paper suggest that the use of media in all its diversity can become a great ally in education for sustainable living.

Keywords: Higher Education; Marketing Education; Sustainability.

Referências

ADORNO, Theodor L.W. Educação após Auschwitz. In:

Theodor ADORNO. Palavras e Sinais. (Tradução, notas e

glossário de Maria Helena Ruschel; supervisão de Álvaro

Valls). Petrópolis (RJ): Vozes, 1995, p.104-123.

CARPENTIER, Alejo. O Século das Luzes. (Tradução de

Stella Leonardos). 2ed. São Paulo: Global, 1985.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Os Crimes do Texto.

Belo Horizonte: EDUFMG, 2003.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Da Profecia ao Labirinto.

Rio de Janeiro: Imago, 1994.

FONSECA, Rubem. A Grande Arte. São Paulo: Companhia

das Letras, 2002.

FONSECA, Rubem. E do meio do mundo prostituto só

amores guardei ao meu charuto. São Paulo: Companhia

das Letras, 1997.

FONSECA, Rubem. Entrevista concedida ao jornal Clarín,

em agosto de 1990.

FREIRE COSTA, Jurandir. O Desafio Ético. Rio de Janeiro:

Garamond, 2000.

FREUD, Sigmund. Os Instintos e Suas Vicissitudes. ESB.

Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1974.

JAPIASSU, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário bá-

sico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

KRAUSE, Gustavo Bernardo. A Ficção cética. São Paulo:

Annablume, 2004.

LAFETÁ, João Luiz. A Dimensão da Noite. São Paulo: Editora

, 2004.

MUNIZ SODRÉ. Teoria da Literatura de Massa. Rio de Janeiro:

Tempo Brasileiro, 1978.

NUNES, Rachel Fátima dos Santos. Vestígios de Sade.

Tese de Doutoramento pelo Departamento de Letras da

Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a orientação

da professora doutora Celia Pedrosa. Niterói, 2006.

NUNES, Rachel Fátima dos Santos. O Rabo do Rato – Literatura

e Indústria Cultural. Dissertação de Mestrado pelo

Departamento de Letras da Universidade Estadual do Rio

de Janeiro (UERJ), sob a orientação do professor doutor

Gustavo Bernardo Krause, Rio de Janeiro, 2001.

NUNES, Rachel Fátima dos Santos. O rabo do rato – Literatura

e Indústria Cultural. Revista Palimpsesto, ano1, n.º1,

março de 1999, p.107-134. ISSN 1809-3507

PEDROSA, Célia. O discurso hiper-realista na obra de

Rubem Fonseca e André Gide. Dissertação de Mestrado

pelo Departamento de Letras da PUC-RIO. Rio de Janeiro,

SADE, Donatien Alphonse François de. A Filosofia na Alcova.

(Tradução de Contardo Calligaris, a partir do original

italiano). São Paulo: Iluminuras, 1999.

SOLLERS, Philippe. Sade contra o ser Supremo. (Tradu-

ção de Luciano Vieira Machado). São Paulo: Estação Liberdade,

Downloads

Publicado

2013-01-17

Edição

Seção

Artigos