Esta pesquisa visa explanar o que é o marketing de relacionamentos nas indústrias e a importância no dia a dia das empresas e dos consumidores dentro da vasta dimensão do assunto tratado. Assim como demonstrar sua importância em relação à vitalidade das empresas, mostrando que o marketing de relacionamentos trata- -se também de uma estratégia capaz de promover maiores lucros, confiança e em contrapartida demonstrar como as empresas ainda têm uma visão um pouco distorcida perante a população, podendo afetar negativamente os resultados finais das mesmas, no qual as pessoas demonstram não entender exatamente os reais benefícios trazidos pelo tema, assim como muitas empresas não demonstram preocupação para que todos entendam a amplitude do marketing de relacionamentos, posicionamentos esses que devem ser mudados. A pesquisa foi desenvolvida em forma de questionário onde diferentes perfis exploraram seu ponto de vista, comprovando a tese discutida. Com base na pesquisa realizada, podemos comprovar que o marketing de relacionamentos ainda tem um grande caminho a percorrer para que haja maiores resultados para as empresas e maior conhecimento da população quando se trata de relação entre empresa e cliente que por mais que essa estratégia seja usada por algum tempo e eficaz para muitas empresas que a utilizam, ainda é perceptível dúvidas no ponto de vista de consumidores, sobre o que ela realmente significa, quais são os benefícios propostos por ela e também como podemos perceber o uso da mesma. Diante disso, busco mostrar para as indústrias e comunidades envolvidas a importância do marketing de relacionamentos de forma clara e objetiva, para que essas questões não sejam mais um empecilho para o seu desenvolvimento