Educação infantil: a importância dos jogos no aprendizado de alunos da educação infantil
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo verificar, na literatura contemporânea, os pressupostos teóricos dos autores que teceram considerações relativas ao ato de brincar e à Educação Infantil. Verificar, também, se o brincar, nesse segmento de ensino, torna o processo de aprendizagem dinâmico, lúdico e prazeroso.Portanto, tem como finalidade destacar o potencial pedagógico dos jogos e verificar se ocorre de fato aprendizagem significativa por intermédio desse processo. Construiu-se o embasamento teórico a partir do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), e dos pressupostos teóricos de Kishimoto (1992 e 2011), Vygotsky apud Rego(1995), Piaget (1945), Huizinga (2001), dentre outros autores. Os dados apontam que há necessidade de se conscientizar todo adulto responsável e toda equipe escolar, em relação à importância e à necessidade do jogo e do brincar para o desenvolvimento efetivo da criança no processo de ensino-aprendizagem; e que, na Educação Infantil, o uso do lúdico estimula a construção de conceitos, aspecto fundamental para uma aprendizagem significativa, porque o experimentar possibilita à criança descobrir e inventar, favorecendo então compreender e aprender, ou seja, favorecendo a autonomia.
Palavras-chave: APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO INFANTIL, LUDICIDADE
Abstract
This research aims to determine, in contemporary literature, the theoretical assumptions of the authors who engaged in thoughts concerning the act of playing and Early Childhood Education. Check also if the play in this educational segment, makes the process of dynamic, playful and prazeroso. Portanto learning, aims to highlight the pedagogical potential of games and see if in fact occurs significantly through this learning process. We constructed a theoretical basis from the National Curriculum for Early Childhood Education (1998), and the theoretical assumptions of Kishimoto (1992 and 2011), Vygotsky cited Rego (1995), Piaget (1945), Huizinga (2001), among other authors. The data indicate that there is need for all responsible adult and all school staff become aware, of the importance and the need of the game and playing for the effective development of the child in the teaching-learning process; and that, in kindergarten, using playful stimulates the construction of concepts fundamental to meaningful learning aspect, because the experience allows the child to discover and invent, favoring then understand and learn, favoring autonomy.
Keywords: EARLY CHILDHOOD EDUCATION; GAMES, playfulness.
Referências
ARIÈS, P. Historia Social da Infância e da Família.(tradução
de D.Flaksman). Rio de Janeiro: Editora LCT,1978.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil. V.1 Brasília:
MEC/SEF, 1998.
CAMARA CASCUDO, L. Dicionário de Folclore Brasileiro.
ed. São Paulo: Global, 2012.
FARACO RAMOS, L. Conversa sobre números, ações e
operações. São Paulo: Ática, 2009.
FARACO RAMOS, L. O segredo dos números. 13ed. São
Paulo: Ática, 1998.
FARACO RAMOS, L. ...E eles queriam contar. São Paulo:
Ática, 1998.
FARACO RAMOS, L. APOSTILA DE OFICINAS. São
Paulo, sem data.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva,
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educa-
ção. 14ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KISHIMOTO, T. M. Jogos Tradicionais Infantis: o jogo, a
criança e a educação. 2ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 1993.
KISHIMOTO, T.M. A Pré-Escola em São Paulo (1877 a
. São Paulo: Edições Loyola, 1988.
Rousseau, J-J. Emilio ou Da Educação. 4ed. São Paulo:
Martins Fontes, 2004.
Consultas em documentos eletrônicos:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_07_p039-
_c.pdf Acesso 15/06/2012.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/
arquivos/File/conteudo/artigos_teses/Pedagogia/o_conceito_de_infancia_no_decorrer_da_historia.pdf
Acesso
/06/2012
http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100019&script=sci_arttext
Acesso
/06/2012
http://www.artzero.net/textos/jogo.pdfAcesso 13/06/2012
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/Acesso
/06/2012
http://www.aliancapelainfancia.org.br/areas_atuacao_detalhe.php?id_area=5
Acesso 27/05/2012
http://disciplinasdehistoria.blogspot.com.br/2010/10/resenha-do-livro-de-philippe-aries.htmlAcesso
/05/2012
https://docs.google.com/document/d/1BOyPhPov6qZBMKnYYc-M-mKsIZhmvycAOqHMVtjbf0M/edit?hl=en_
US&pli=1 Acesso 25/05/2012