Estudos arqueométricos de cerâmicas sul-americanas

Autores

  • ¹Patricia R. Carvalho ¹Centro do Reator Nuclear de Pesquisa, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Comissão Nacional de Energia Nuclear - São Paulo – SP, Brasil.
  • ¹Casimiro S. Munit ¹Centro do Reator Nuclear de Pesquisa, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Comissão Nacional de Energia Nuclear - São Paulo – SP, Brasil.

Resumo

OAs análises realizadas neste trabalho têm como objetivo contribuir com a discussão sobre os materiais utilizados na fabricação, a tecnologia de produção e a idade de objetos cerâmicos de antigas civilizações sul- -americanas. Para isso, quarenta e seis fragmentos de cerâmica de cinco sítios arqueológicos de Cusco, Peru, foram analisados utilizando INAA para determinar a fração de massa de 20 elementos químicos (Na, K, La, Nd, Sm, Yb, Lu, U, Sc, Cr, Fe, Co, Rb, Cs, Ce, Eu, Tb, Hf, Ta e Th). Três métodos estatísticos multivariados, análise de agrupamentos, análise discriminante e gráfico bivariado, foram aplicados no conjunto de dados. Pela análise de agrupamentos encontraram-se três grupos de amostas de composição química similar, os quais, por meio da análise discriminante e do gráfico bivariado, foi possível confirmar que foram classificados corretamente. Os resultados mostram que as amostras foram fabricadas com 3 diferentes fontes de matéria- -prima. O estudo da datação por TL mostrou que os três grupos de amostras estão de acordo com os três períodos do Império Inca. Ademais, o estudo da temperatura de queima realizada pela EPR mostrou que era inferior a 600 °C.

Downloads

Publicado

2018-08-11

Edição

Seção

Artigos