Novos espaços escolares: a busca por inovação, inclusão e sustentabilidade
Autores
¹Camila Dias dos Santos Forcellini
Universidade Ibirapuera
¹Edmir Vicente Lamarca
Universidade Ibirapuera
¹Eduardo Nunes
Universidade Ibirapuera
¹Cristina Godoy de Abreu
Universidade Ibirapuera
¹Letícia Ribeiro Martins
Universidade Ibirapuera
Antônio Carlos da Silva
Universidade Ibirapuera
²Anderson Figueiredo da Costa
Universidade Ibirapuera
Resumo
O presente artigo apresenta a pesquisa em desenvolvimento do grupo de estudos “Novos Espaços Escolares: Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, que visa o desenvolvimento de protótipos de espaço (s) e equipamento (s) escolares salutares, de caráter lúdico e também para o desenvolvimento sócio esportivo, utilizando estratégias de desenho inclusivo, novos materiais e técnicas construtivas, além de privilegiar a vivência com a natureza, por meio de estratégias para a educação ambiental. A facilidade para a operação e manutenção de tais instalações, considerando as fases de desenvolvimento da criança, bem como os exercícios e práticas necessárias para estas alcançarem os estágios mínimos de saúde física e mental, além da interação social, focando na percepção espacial individual e com o respeito ao indivíduo, ao espaço construído e ao meio ambiente, são objetivos específicos que vêm sendo desenvolvidos ao longo do projeto, por meio de pesquisas realizadas pelos integrantes do grupo, alocados nas diversas áreas do conhecimento privilegiadas pela temática do estudo, cujos primeiros resultados e discussões apresentados neste trabalho focam especificamente em: Educação Ativa e sua relação com espaço construído, uso de materiais visando a integridade física e a segurança sanitária nas escolas e a Educação Ambiental, por meio da compreensão do ciclo da vida através das sementes.