Prática de organização e elaboração das aulas de trabalho pedagógico coletivo
Autores
Janaína da Silva Rocha
Universidade Federal de São Paulo
Isabel Cristina Maria da Silva
Universidade Federal de São Paulo
Resumo
Devido heterogeneidade da população estudantil resultante da democratização educacional, houve-se a necessidade da criação de um espaço dentro da escola que contemplasse a formação e reflexão contínua do professor quanto ao seu papel como educador. Desta forma, as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (também chamada de ATPC) tornaram-se propício para tal propósito. A ATPC é um momento importante para a construção conjunta de conhecimentos e saberes, para a busca de soluções aos problemas pedagógicos da instituição, ideias, valores e significados sobre aspectos relativos ao processo de ensino-aprendizagem. Porém, as ATPCs, atualmente, estão longe do ideal, pois, muitas vezes as questões burocráticas e administrativas suplantam as dificuldades educacionais e pedagógicas que emergem da prática. Consequentemente as queixas deixam de ser expressas e acabam se tornando apenas temas de conversas casuais entre os professores, deixando de se tornar contribuições efetivas para a escola. Muitas vezes, parte dessa problemática advém do despreparo da equipe pedagógica escolar ou da falha da organização do tempo hábil para a elaboração de uma reunião pedagógica de qualidade. Sendo assim, este estudo se propôs a analisar, a partir de trabalhos da literatura e do acompanhamento presencial das ATPCs de algumas escolas, práticas que possam auxiliar na preparação de uma reunião produtiva, que favoreça a criação de um espaço reflexivo tanto para a equipe pedagógica escolar quanto para os docentes, promovendo dessa forma uma maior interação entre ambas e refletindo na ampliação das ações pedagógicas eficazes. .