Prática de organização e elaboração das aulas de trabalho pedagógico coletivo

Autores

  • Janaína da Silva Rocha Universidade Federal de São Paulo
  • Isabel Cristina Maria da Silva Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Devido heterogeneidade da população estudantil resultante da democratização educacional, houve-se a necessidade da criação de um espaço dentro da escola que contemplasse a formação e reflexão contínua do professor quanto ao seu papel como educador.  Desta forma, as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (também chamada de ATPC) tornaram-se propício para tal propósito. A ATPC é um momento importante para a construção conjunta de conhecimentos e saberes, para a busca de soluções aos problemas pedagógicos da instituição, ideias, valores e significados sobre aspectos relativos ao processo de ensino-aprendizagem. Porém, as ATPCs, atualmente, estão longe do ideal, pois, muitas vezes as questões burocráticas e administrativas suplantam as dificuldades educacionais e pedagógicas que emergem da prática. Consequentemente as queixas deixam de ser expressas e acabam se tornando apenas temas de conversas casuais entre os professores, deixando de se tornar contribuições efetivas para a escola.  Muitas vezes, parte dessa problemática advém do despreparo da equipe pedagógica escolar ou da falha da organização do tempo hábil para a elaboração de uma reunião pedagógica de qualidade. Sendo assim, este estudo se propôs a analisar, a partir de trabalhos da literatura e do acompanhamento presencial das ATPCs de algumas escolas, práticas que possam auxiliar na preparação de uma reunião produtiva, que favoreça a criação de um espaço reflexivo tanto para a equipe pedagógica escolar quanto para os docentes, promovendo dessa forma uma maior interação entre ambas e refletindo na ampliação das ações pedagógicas eficazes. .

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Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos