Saiba como o EAD é avaliado pelo MEC!
- 12/17/2020
- Karina Zanyck
Se você está pesquisando quais são as melhores opções de cursos de graduação, provavelmente já deve ter se deparado com as diferentes modalidades, como o presencial, EAD e semipresencial.
Mas você sabe como essas diferentes modalidades de ensino são avaliadas pelo MEC? Na matéria a seguir, vamos explicar como o EAD é reconhecido pelo Ministério da Educação.
Confira também:
- Conheça como é feita a avaliação do MEC, e veja o quão importante ela é!
- Uma graduação EAD, é valorizada pelo mercado de trabalho?
- Cursos EAD que contam com professores qualificados!
- Saiba como ingressar na faculdade EaD, e conheça algumas curiosidades dessa modalidade!
Saiba como o EAD é avaliado pelo MEC!
Desde que essa modalidade surgiu, muitas pessoas já questionaram esse tipo de ensino. E levantaram questões, como por exemplo, será que é a mesma coisa que o presencial? Os cursos a distância têm validade?
E mesmo com o EAD estando em alta e tendo conquistado cada vez mais alunos, ainda existem muitas pessoas que ficam em dúvida sobre essa modalidade.
Por isso, nesta matéria trouxemos alguns dados sobre o ensino EAD que podem te ajudar em sua escolha.
Alguns dados sobre o EAD
O ensino a distância possui um total de 3.868.706 registros totais, segundo o CENSO/ABED(2014).
Essa modalidade vem se tornando cada vez mais presente no dia a dia, inclusive dentro do ensino presencial, o que é um grande feito!
Alguns dados apontam que há dez anos atrás, haviam apenas 52 cursos EAD reconhecidos pelo MEC.
Portanto, para aqueles que pensam que o ensino a distância não tem reconhecimento pelo MEC e não tem validade no mercado, isso pode esclarecer esta dúvida.
Então, os cursos EAD têm a mesma validade que o presencial?
Sim, os cursos EAD têm o mesmo valor que os da modalidade presencial, tanto que para os dois casos, a validade do diploma está ligada ao reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e não exatamente a modalidade.
Além disso, o MEC é bem rigoroso na hora das avaliações, ele separa em três critérios para validar o reconhecimento:
Conceito Preliminar do Curso (CPC)
Avalia o quadro de professores, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos.
Além disso, leva em conta também os resultados do Enade, ou seja, o desempenho dos estudantes. As notas dessas avaliações podem ir de 1 a 5.
A nota 3 é considerada “avaliação positiva” e as notas 1 e 2 são insatisfatórias.
Conceito do Curso (CC)
O conceito do curso é uma avaliação presencial, feita por uma equipe do MEC e que enfoca quatro dimensões de um curso: pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Cursos com CPC acima de três podem optar por não receber a visita dos avaliadores.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
É realizado por estudantes do primeiro e do último ano do curso. Avalia o rendimento em relação às habilidades e competências que devem desenvolver. O Enade é aplicado em ciclos. A cada ano, avalia um conjunto de cursos e áreas do conhecimento.
Você sabe como a instituição recebe o reconhecimento do MEC?
Para a instituição chegar a ser reconhecida pelo MEC, ela precisa passar pelas etapas de credenciamento e autorização do curso. Em seguida, quando o curso estiver em andamento ele recebe o reconhecimento.
Credenciamento
Para isso, a faculdade deve apresentar ao MEC uma série de documentos e, no caso das universidades a distância, seus endereços físicos, como a sede e polos de apoio presencial.
Autorização
Após o credenciamento, a instituição precisa pedir autorização para oferecer o curso a distância. Além disso, sempre que abrir novas vagas para um curso, é preciso ser feito esse processo.
O MEC analisa mais uma série de documentos, como o projeto pedagógico, a programação de aulas presenciais em laboratórios (quando houver), a carga horária e outros requisitos.
Por fim, quando a faculdade consegue a autorização, já pode abrir as matrículas e receber novos alunos.
Agora vamos para o tão esperado reconhecimento
O processo é feito pelo MEC, e acontece enquanto o curso já está em andamento e se inicia quando a primeira turma do curso autorizado chega na metade da carga horária prevista para aquela graduação.
Ou seja, para um curso a distância com previsão de 2 anos, o processo de reconhecimento é disparado quando os alunos terminarem o primeiro ano do curso.
O reconhecimento de cursos a distância é feito para Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico. Caso tudo corra bem com a análise da documentação, a primeira turma que se formar já terá o seu diploma reconhecido pelo MEC.
Mas e o diploma?
Todo diploma, por lei, tem validade igual. Por isso, não faz diferença se vai ser presencial ou a distância, então sem problemas para prestar concursos ou apresentar o currículo.
O que difere os dois, são os métodos de ensino. Então seja a diferença no seu estudo! Dê seu melhor, se desafie, prove que você consegue com seu esforço!
Já escolheu a instituição, mas quer saber como verificar se é reconhecida pelo MEC?
Se você já escolheu qual a instituição oferece as melhores opções para sua graduação, mas não sabe como verificar se é reconhecida pelo MEC. Fique tranquilo, vamos explicar passo a passo para você!!
O primeiro passo é saber a diferença entre credenciado, autorizado e reconhecido que já citamos nos tópicos anteriores.
Depois disso, siga a seguintes dicas:
- Acesse o e-MEC, sistema que tem a base de dados com informações necessárias para os estudantes;
- Clique na aba “Consulta Avançada”, localizada logo abaixo do cabeçalho do portal;
- Selecione, na linha “Buscar por”, a opção que diz respeito ao que você procura – “Curso de Graduação” ou “Curso de Especialização”;
- Insira o nome da instituição no quadro “Nome, Sigla ou Código da Instituição”;
- No campo “Curso”, digite o curso que você deseja saber se é reconhecido;
- Onde tem “UF”, selecione o estado onde você deseja que a instituição tenha o polo presencial;
- Onde tem “Modalidade”, selecione a opção “A Distância”;
- Já no campo “Situação”, escolha “Em Atividade”;
- Por fim, preencha o código de verificação de acordo com a imagem ao lado e clique em “Pesquisar”.
Pronto! O resultado vai aparecer na tela e você poderá escolher melhor a instituição que deseja ingressar.
E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas em relação ao conhecimento do ensino a distância? Esperamos que sim!!
Agora que já aprendeu como se verifica o reconhecimento das instituições, corra e faça logo sua pesquisa. Quer uma dica?
Comece conosco, entre em nosso site https://ibirapuera.br/ e confira tudo sobre a universidade, tenho certeza que vai se apaixonar!!
Siga nossas redes sociais: