Conheça o perfil do profissional de Psicologia
- 05/20/2020
- Bruna Araujo
O psicólogo é capaz de reconhecer os aspectos biopsicossociais dos indivíduos para compreender a estruturação de sua subjetividade, trabalhando com ênfase nos processos clínicos e na prevenção e promoção da saúde.
Leia também:
5 profissões em alta durante a pandemia do coronavírus
Empatia, mente aberta, capacidade analítica… para você ficar ainda mais por dentro da área, trazemos hoje 5 características que fazem parte do perfil profissional de um psicólogo:
bannerpublicidade1
Capacidade empática
Como é uma profissão que exige contato humano e sintonia com a profundidade da mente, o profissional da área domina a arte da empatia, ou seja, ele compreende o que está acontecendo e se coloca na posição do paciente. A prática empática tem o poder de transformar as vivências das consultas, pois o psicólogo propõe soluções eficazes para o caminho de autoconhecimento.
Mente aberta
Possuir a mente livre de preconceitos é uma característica indispensável do psicólogo, inclusive uma virtude importante para qualquer individuo em um mundo rico em diversidade. Religião, orientação sexual, classe social… o profissional está sempre aberto para o diálogo, compreendendo diferentes pontos de vista e respeitando todos os valores e crenças dos pacientes.
Paixão pela leitura
O hábito da leitura é essencial para que o psicólogo se desenvolva profissionalmente, além de contribuir para a atualização de seus próprios conhecimentos na área e interferir de maneira positiva nos atendimentos. Assim, a prática da leitura torna a comunicação eficaz e a escrita bem mais fluída, potencializando também outras diferentes habilidades.
Curiosidade
Vontade, interesse e dedicação… ser um psicólogo é exercitar a própria curiosidade. É buscar conhecimento e estudo contínuo da área, visando aprofundamento pessoal e profissional com filmes, documentários, livros, artigos científicos, novidades e muito mais.
Capacidade analítica
O psicólogo verifica constantemente os diferentes ângulos de uma mesma situação. A análise norteia a prática da profissão, pois é ouvindo o paciente que o especialista estabelece os melhores métodos de orientação. O perfil analítico também permite uma leitura da linguagem corporal, a identificação de transtornos e os futuros encaminhamentos.
Rolou uma identificação? Não perca tempo e ingresse já em nossa instituição:
>>>>> Psicologia
Fique ligado (a) no blog da Universidade Ibirapuera para mais conteúdos.
Siga nossas redes sociais: