Meio Ambiente
- 06/01/2022
- Agata Tenório
Todos nós já ouvimos falar sobre Meio Ambiente, mas será que você conhece a grandeza dele em nossas vidas? O Meio Ambiente faz referência a todos os recursos naturais necessários para a sobrevivência e o desenvolvimento da sociedade, ou seja, não há vida na terra sem ele. É através dele que obtemos a água que bebemos, o ar que respiramos, a comida que comemos, e todas as outras matérias primas que usamos.
Que loucura, né? Já imaginava isso?
Por isso é tão importante a educação ambiental, pois ela traz uma conscientização aos cidadãos, e consequentemente um aumento nas práticas sustentáveis e assim a redução aos danos ambientais. E, se você tiver criança em casa, é bom ensinar desde pequeno sobre a sustentabilidade ambiental, assim as crianças podem passar tudo que aprendeu para os coleguinhas.
Mas já que entramos no assunto sobre sustentabilidade, você sabe o que é?
A sustentabilidade é a habilidade de desfrutar dos recursos naturais presentes sem comprometer os mesmos para gerações futuras.
bannerpublicidade1
À vista disso, por exemplo, podemos aplicar a sustentabilidade em nosso dia a dia, partindo com produtos naturais, fazendo reciclagem, reutilização de embalagens e utilização de transportes menos poluentes.Depois dessa breve explicação, é nítido que a sustentabilidade é necessária e faz muito bem em nosso dia a dia, mas também é importantíssima nas empresas.
Você conhece o desenvolvimento sustentável?
Desenvolvimento sustentável é o crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras.
Exemplos de desenvolvimento sustentável:
– Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha e etc.
– Coleta seletiva de lixo.
– Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares.
– Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados(nunca devem ser jogadas em lixo comum);
– Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica
– Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel.
– Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água.
– Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis.
– Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo.
– Extração de recursos minerais sem provocar impactos ambientais. Um bom exemplo é a extração de petróleo em alto mar, que deve ser feita com extremo cuidado para não provocar acidentes ambientais (vazamento de petróleo, por exemplo).
– Extração de recursos naturais de florestas (castanhas, por exemplo) de forma a não prejudicar a fauna e flora da região. Isto já vem ocorrendo na região norte do Brasil, onde trabalhadores fazem a coleta destes recursos respeitando a floresta.
– Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metrô).
– Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro.
O uso de meios de transportes não poluentes (exemplo: bicicleta) é uma excelente medida que visa o desenvolvimento sustentável do planeta.
E falando em reciclagem, você recicla?
A reciclagem é muito importante para o Meio Ambiente, pois além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global.
Através disto o desenvolvimento da sustentabilidade ajuda nos recursos naturais como:
- Madeira
- Água
- Minerais
Desta forma, reduz a necessidade de extração de novas matérias-primas.
A Ecologia no Meio Ambiente
Você sabe o que é ecologia?
A Ecologia e o Meio Ambiente estão diretamente relacionados, à análise dos diferentes ecossistemas onde os seres vivos se desenvolvem. No entanto, ela pode ser subdividida em dois tipos: a autoecologia e a sinecologia.
Só para não deixarmos em branco o que seria a autoecologia e a sinecologia, abaixo uma breve explicação:
Autoecologia
Estuda uma determinada espécie ou indivíduo, analisando, principalmente, seu comportamento e os recursos adaptativos que garantem a sobrevivência em determinado meio ambiente.
Sinecologia
Diferentemente da autoecologia, a sinecologia faz uma análise mais ampla, estudando os diferentes grupos de organismos e suas interações entre si e com o meio ambiente.
Simplificando, ela é a especialidade da biologia que estuda o meio ambiente e os seres vivos que vivem nele. A ecologia não estuda somente as grandes zonas vegetais, mas sim qualquer forma de ambiente, como os centros urbanos, por exemplo.
Ambos estão intercalados, mas possuem uma diferença que é clara: A ECOLOGIA é uma ciência e o meio ambiente faz parte do objeto de estudo dela. O meio ambiente está no interior da ecologia, faz parte dela, não é separado.
E aí, o que achou sobre?
Pode parecer que é muita informação, mas relaxa, se você contribuir e sempre estiver falando para as pessoas ao seu redor sobre a importância do meio ambiente, conseguiremos manter a vida na terra!
Fique sempre atento para as novidades em nosso blog!
Saiba mais:
https://www.ibirapuera.br/casaecologica/
https://www.ibirapuera.br/tag/dia-mundial-do-meio-ambiente/
https://www.ibirapuera.br/aprenda-a-fazer-um-terrario-no-dia-mundial-do-meio-ambiente/
Siga nossas redes sociais: