Já ouviu falar em Inteligência espacial? Saiba o que é e aprenda a desenvolvê-la!
- 03/23/2021
- Paola Regitan
As “múltiplas inteligências” fazem parte de um conceito criado pelo psicólogo Howard Gardner, na Universidade de Harvard no ano de 1983. Ele concluiu que a inteligência humana é como um quebra-cabeça composto por oito peças, tendo todas elas o mesmo valor e importância.
Elas são o conjunto de habilidades que compreendem as inteligências do ser humano e que são raras as pessoas que conseguem desenvolver todas elas.
***Conheça mais sobre a teoria múltiplas inteligências e sobre cada inteligência em:
Conheça tudo sobre múltiplas inteligências!
Conheça as principais características da inteligência lógico-matemática!
Confira tudo sobre inteligência linguística!
E a inteligência espacial faz parte desse conjunto de peças. Para conhecer tudo que você precisa saber sobre ela, é só continuar com a leitura!
VAMOS COMEÇAR?!!
A inteligência espacial pode ser definida como a capacidade de entender o mundo de forma tridimensional, física e mental. Essa inteligência se relaciona com a capacidade que a pessoa tem para lidar com aspectos como cor, linha, forma, figura, espaço e a relação que existe entre eles.
A pessoa que a possui apresenta capacidade para perceber de forma exata o mundo visual e de realizar transformações e modificações em relação ao que foi observado.
Essa capacidade é aplicada tanto a cenários reais quanto imaginários. E é por meio dela que conseguimos nos locomover no espaço, interagir com o que é externo, criar, ser capaz de pensar estrategicamente e com lógica.
Na inteligência espacial se constrói inúmeros processos cognitivos, tais como a criatividade, a memória visual, o raciocínio espacial, a capacidade de abstração e a orientação espacial. Tendo assim, um papel de grande importância, tanto na ciência como na arte.
Esta inteligência não é algo que nasce conosco, então podemos conquistá-la e aprimorá-la cada vez mais, através da prática. O desenvolvimento dela ocorre no hemisfério cerebral direito, pelos lobos.
Um exemplo prático dessa inteligência é dirigir um carro, pois é necessário que você entenda o espaço onde está e por onde irá passar.
Para saber se você possui essa inteligência, veja quais são as características de quem a possui:
- Sentido de localização aflorado;
- Boa leitura de mapas;
- Boa manipulação de cores, linhas, formas, figuras e espaço;
- Interesse por disciplinas com relação à arte, como a pintura, desenho, escultura e fotografia;
- Boa representação gráfica de elementos visuais e espaciais;
- Memória espacial;
- Ótima noção espacial em relação à distância e dimensão;
- Imaginação para visualizar outras posições de um mesmo objeto;
- Fácil identificação na hora de analisar as semelhanças e as diferenças entre diversos elementos concretos;
- Utilização de vários recursos visuais, como esquemas ou mapas mentais;
- Boa observação;
- Habilidade em relação à resolução de enigmas, quebra-cabeças e labirintos, e também na interpretação de gráficos e formas geométricas.
Dentre as inúmeras habilidades que a inteligência espacial apresenta, as principais são:
- Percepção do mundo visual;
- Capacidade de transformação da percepção inicial;
- Capacidade de recriar aspectos das suas experiências visuais;
- Antecipar as consequências de uma mudança espacial;
- Reconhecer imagens independentemente do local em que se encontram.
Você tem ideia quais profissionais possuem essa inteligência em alto nível? Conheça alguns:
- Designers;
- Arquitetos;
- Fotógrafos;
- Astrônomos;
- Topógrafos;
- Engenheiros;
- Escultores;
- Cirurgiões;
- Pilotos;
- Navegadores;
- Cenógrafos;
Lendo até aqui você já deve ter entendido tudo sobre a inteligência espacial, certo? Mas será que você conseguiu identificar qual sua importância?
Dentre as inúmeras capacidades que essa inteligência nos traz, a principal é saber nos localizar, identificar o local onde estamos, falar para pessoas como chegar em tal lugar. Aspectos indispensáveis para nossa sobrevivência.
Exemplos diários como dirigir, estacionar, construir uma maquete ou decorar uma casa são coisas que iremos enfrentar uma hora ou outra.
Como já foi dito no início do texto, a inteligência espacial não é algo natural, de nascença, mas sim é uma capacidade que se desenvolve ao longo da vida, porém algumas pessoas desenvolvem mais que outras.
Tendo conhecimento de sua importância para a vida humana, vamos apresentar algumas atividades que ajudam a desenvolver a inteligência espacial!
- Realize atividades de rotação
Pegue dois objetos iguais e coloque-os em posições diferentes. Isso fará com que você entenda o objeto como um todo, e que independentemente da posição ele terá a mesma função.
- Reorganize ambientes
Distribua os objetos de maneiras diferentes, pensando em possibilidades de mudança de espaços, estejam eles em um cômodo, ou em uma gaveta.
- Faça exercícios de memória
Lembrar de lugares vividos e visitados é uma grande experiência para se trabalhar a inteligência espacial.
- Use vocabulário que descreva o espaço
É interessante para crianças que você descreva a localidade de alguma coisa de maneira bem específica, como descrever o que está na prateleira superior, ou ao lado da porta, à direita do guarda-roupa…” ou “o terceiro livro à direita atrás da caixa”.
- Utilize alguns jogos
Jogos como xadrez, quebra-cabeça e lego são interessantes para despertar a inteligência espacial. O xadrez vai trabalhar a visualização e a imaginação, o lego é uma exploração espacial, com o qual você irá trabalhar a criatividade, e o quebra-cabeça ajuda a aprimorar ou desenvolver a lógica e o raciocínio espacial.
- Observe
Preste atenção aos objetos do seu dia a dia e em seus detalhes, e depois de um espaço de tempo tente se lembrar deles e projetá-los mentalmente sem que estejam presentes fisicamente.
- Jogue videogames
Ajudam no desenvolvimento da inteligência espacial jogos como Q.U.B.E., The Witness, Antichamber, Tetris, Mario Bros e Minecfraft.
- Fotografe
Tire fotos de objetos em diferentes ângulos e perspectivas.
- Localiza-se
Quando for a algum lugar tente imaginar sua rota e trace-a, esqueça do GPS e utilize mapas caso se sinta mais seguro.
Essas foram algumas dicas que ajudaram a desenvolver a inteligência espacial, esperamos que tenha gostado!
Siga nossas redes sociais: