HUMANIZAçãO NA SAúDE

30/03/2010

No dia 29 de março, o sorriso esteve presente nos rostos dos convidados a maior parte do tempo. Quem acompanhou a palestra quase não conseguiu ficar sério. Acontece que Ricardo Cabral e Corroh Gomes revezaram suas explanações com os doutores Cabralito e Macaxeira (personagens que utilizam nos atendimentos) durante toda a apresentação.

Ricardo Cabral e Corroh Gomes são humanos. Os doutores Cabralito e Macaxeira, como eles mesmo explicaram são os “clowns”, ou seja, os palhaços que divertem e oferecem tratamentos humanitários a enfermos, crianças, idosos, excepcionais e portadores de câncer.

Com o tema “Humanização na Saúde”, os profissionais mostraram aos alunos a importância em levar alegria a quem mais necessita e a se manter alegre. 
Algumas das atividades realizadas nas oficinas foram feitas com os presentes. Para a equipe, existe uma ligação entre humor, bem-estar e saúde. Pautada também pela humanização no atendimento, a Universidade Ibirapuera, apoia esse trabalho, pois está sempre preocupada em oferecer conhecimento de qualidade a seus futuros profissionais.

Não apenas a ajuda em hospitais, Cabralito e Macaxeira, Ricardo e Corroh, falaram sobre a importância em transformar nosso ambiente de trabalho e oferecer a todos alegria e amor “O que vale é o que fazemos aqui e não o que temos. Nunca vi cortejo seguido de caminhão de mudança”, contou o Dr. Cabralito.

Uma das integrantes da ONG, Camila Ceglia, ou melhor, Drª Maluk, é aluna do curso de Psicologia da Universidade Ibirapuera e tem ajudado a transformar o nosso ambiente com mais amor e descontração.

A equipe da ONG possui 330 profissionais. Todos são voluntários. E a alegria vai tomar maiores proporções, já que, segundo Gomes, há uma fila de espera de 350 pessoas que desejam participar.

Os tratamentos utilizam as técnicas desenvolvidas pelo Doutor Hunter Patch Adams

Ao final, dr. Cabralito falou o que acontece quando estamos alegres. “O corpo libera endorfina, cem vezes mais que o valor analgésico da morfina”.  Assim, depois de medicados, todos os presentes puderam voltar às suas atividades com muito mais conhecimento e bom humor.

Siga nossas redes sociais: