Líder(es) do grupo:
Alan Almario
Camila Soares
Área predominante:
Ciências Humanas; Educação
Objetivo:
O grupo tem a finalidade de estar suscitando reflexões acerca da Educação Inclusiva e sua aplicabilidade em sala de aula. O grupo tem amadurecido conceitos de inclusão, exclusão, integração e segregação de alunos, além de fomentar amplas discussões sobre temas de impacto nesta área, como acessibilidade, bullying, resiliência, psicossomática, estresse ocupacional, entre outros. O trabalho é realizado com alunos de graduação em Pedagogia e com alunos de pós-graduação em Educação Inclusiva na Universidade Ibirapuera e tem colhido frutos positivos no que tange a publicações científicas e apresentações para esclarecimento da comunidade acadêmica, seja interna ou externa à instituição. O grupo também deu origem ao COIND – Comitê de Inclusão e Diversidade da Universidade Ibirapuera.
Linhas de Pesquisa:
Bullying: Discutir conceitos de bullying e buscar ferramentas para instrumentalizar docentes na detecção deste problema visando a resolução desta questão dentro do ambiente escolar.
Considerações Conceituais sobre a Diversidade na Educação Inclusiva: Possibilitar a compreensão da variedade humana que é física, social, ambiental, emocional e psíquica, proporcionando debates sobre o respeito às diferenças no contexto escolar.
Psicossomática da Sala de Aula: Nesta linha de pesquisa passamos a discutir sobre o estresse ocupacional que os docentes enfrentam em seu trabalho. Como as mudanças sociais e consequentemente do comportamento dos alunos tem afetado o desempenho de suas funções? Fazer o que gosta faz diferença nesta problemática? Como a neuroeducação pode ajudar a explicar e subsidiar ações que possibilitem a diminuição do estresse destes docentes em suas atividades laborais?
Contato:
Link: