GESTÃO ESTRATÉGICA: SAIBA A SUA IMPORTÂNCIA

Você sabe o que é gestão estratégica e como funciona? 

Gestão estratégica é o conjunto de práticas estipuladas pelos gestores de uma empresa, cujo objetivo é o crescimento e fortalecimento de uma corporação, mas nem toda empresa adota esse método. Por mais que alguns empreendimentos tenham sucesso mesmo sem planejamento e gestão estratégica, eles deveriam ser primordiais em todas as empresas.

Entenda…

A Gestão Estratégica é muito mais que uma organização! Ela é o gerenciamento dos planos de ação e objetivos definidos para o sucesso de uma empresa. Onde ocorre a elaboração de projetos e de mudanças estratégicas, além do acompanhamento e gerenciamento do que foi implementado. 

Resumindo, a gestão estratégica é responsável pela execução do que foi estabelecido no Planejamento Estratégico.

Mas afinal, qual é o objetivo da gestão estratégica e a sua importância?

A gestão estratégica busca gerenciar as ações e objetivos definidos anteriormente no planejamento estratégico. Sempre levando em conta os ambientes que envolvem a organização, mantendo o trabalho alinhado aos objetivos estratégicos.

E como  tudo que envolve estratégia é de extrema importância para uma empresa por ser o que guia para o sucesso. A gestão estratégica é a melhor forma, pois engloba tudo o que está relacionado a estratégia e a forma como a mesma deve ser executada.

Super importante, não é mesmo?

bannerpublicidade1

Em relação aos objetivos, eles estão fortemente relacionados com o que uma empresa espera para o seu futuro. É como definir de maneira antecipada o que irá acontecer, criando os caminhos à ações que precisam ser tomadas para que os resultados sejam os mais próximos do que foi planejado.

Uma gestão estratégica eficaz, precisa levar em conta todos os setores de uma organização. Em resumo, um plano de gestão estratégica precisa ter:

  • Análise das forças e fraquezas internas e externas;
  • Formulação de planos de ação;
  • Execução de planos de ação;
  • Avaliação dos planos.

Imagina só, você abrir uma microempresa e não pensar no rumo que você quer levar sua empresa? Sem condições…

Portanto, vale lembrar que gestão estratégica não é o mesmo que planejamento estratégico, ambos andam juntas mas possuem ações diferentes. Pois o planejamento estratégico tem relação a metas aplicadas a  longo prazo.

Enquanto isso, a gestão estratégica trata do gerenciamento, levando em consideração o cenário atual – recursos financeiros, humanos, produtos e serviços, otimizando o gerenciamento a ponto de atingir os objetivos, e também avaliar os resultados das ações.

Mas mudando de assunto, você sabe quais são os tipos de estratégias existentes?

Os gestores podem optar por seguir pelo menos 4 tipos de estratégias: sobrevivência, crescimento, manutenção e desenvolvimento. Veja:  

Estratégia de sobrevivência

Deve ser utilizada quando a empresa tem muitos pontos fracos e ameaças externas. 

Geralmente, as ações têm foco na reparação dos recursos do negócio, por exemplo, redução de custos e pagamento de dívidas.

Estratégia de crescimento

Ocorre quando o cenário interno limita o crescimento da empresa, que não consegue acompanhar as demandas do mercado externo. 

Esse plano de gestão costuma contar com investimento em inovação, novos produtos ou serviços, parcerias e em expansão empresarial.

Estratégia de manutenção

Esse tipo de estratégia é normalmente utilizado quando a influência das ameaças externas é alta, mas a empresa possui vários pontos fortes internamente, que a mantém firme no mercado.

 O objetivo aqui é apenas assegurar a manutenção dos resultados. 

Estratégia de desenvolvimento

Deve ser utilizada se o negócio possuir forças internas (como recursos e investimentos) e oportunidades externas (demanda do mercado). 

Assim, na gestão de desenvolvimento, a estratégia irá buscar o crescimento da empresa por meio dessas oportunidades. 

De nada adianta ter um excelente planejamento estratégico, se ele não for colocado em prática! 

É claro que nem sempre tudo sai como o planejado, pois fatores externos e que fogem do controle da gestão podem ocorrer e é por isso que o ciclo seguinte talvez seja um dos mais importantes: o acompanhamento. 

Sem dúvida alguma, o diferencial de uma empresa ou setor que aposta na gestão estratégica, é na análise contínua entre o que foi planejado e o que está sendo realizado. 

Somente desta maneira, é possível identificar possíveis falhas no projeto e corrigi-las antes que toda a estratégia seja impactada.

E aqui na UNIB temos os melhores cursos para aprender gestão estratégica!

Administração

Com 4 anos de duração e titulação de bacharelado, o curso de administração é um dos mais procurados no Brasil, justamente por habilitar profissionais a desempenhar tarefas amplas da área, com visão estratégica, logística e perspectiva de mercado.

MBA em Gestão Estratégica

Este curso é destinado aos portadores de diploma de ensino superior que necessitam de uma formação gerencial. O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA (Master of Business Administration) em Gestão Estratégica foi concebido com o objetivo de desenvolver habilidades e competências estratégicas para profissionais que atuam como gestores de organizações públicas e privadas. 

E aí, curtiu? Já aproveita e venha para UNIB realizar sua inscrição!

Confira mais:

https://www.ibirapuera.br/curso/mba-em-gestao-estrategica/

https://www.ibirapuera.br/conheca-as-pos-na-area-de-gestao-a-ibirapuera-tem-varias-opcoes-para-voce/

https://www.ibirapuera.br/mbas-da-universidade-ibirapuera-recebem-selo-de-qualidade-de-publicacao-do-grupo-o-estado-de-s-paulo/

Siga nossas redes sociais: