Faça um curso superior de tecnologia e tenha uma formação rápida e de qualidade!
- 01/15/2021
- Bruna Araujo
Se você é aquele estudante que saiu do Ensino Médio e quer engatar em uma formação que vai te preparar exclusivamente para o mercado de trabalho, saiba que um curso de tecnologia é a melhor opção.
Essa modalidade existe no Brasil há mais de 40 anos, quando surgiu o curso de Construção Civil na Fatec, em São Paulo. A formação era oferecida nas áreas de Edifícios, Obras Hidráulicas e Pavimentação.
Após passar por algumas modificações em suas políticas educacionais, a partir da década de 90 os cursos de tecnologia ganharam cada vez mais espaço dentro do ensino superior no Brasil. Hoje, existem mais de 5 mil cursos de tecnologia reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), majoritariamente em escolas privadas.
Está curioso para saber o que é, como funciona, e mais algumas outras coisas sobre essa graduação?
Fique tranquilo, nós preparamos algumas informações para que você tenha vontade de fazer uma formação tecnológica!
VAMOS LÁ…
Você sabe o que é um curso de tecnologia?
É uma graduação tecnológica voltada para o mercado de trabalho, a qual prepara os estudantes para serem tecnólogos em uma área específica de uma determinada profissão.
Você sabe como funciona?
Os cursos são organizados em eixos tecnológicos, distribuídos pelo MEC de acordo com a área de atuação. Normalmente, o aluno se forma entre dois e três anos, estando apto para realizar uma pós-graduação ou mesmo se candidatar a vagas que exigem ensino superior.
O curso superior de tecnologia tem uma estrutura específica para atender às demandas mais operacionais no mercado de trabalho.
Quais são os tipos de formação existentes?
Nessa habilitação existem 13 tipos de eixos tecnológicos que também podem ser chamados de grandes áreas de conhecimento, estruturam a organização do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Esses eixos são uma forma de catalogação dos cursos tecnológicos de acordo com as áreas a qual pertencem.
Confira abaixo quais são eles:
- Ambiente e saúde
Os cursos oferecidos neste eixo possuem duração de 2 a 3 anos, e são voltados para o aumento da qualidade de vida, preservação e recuperação de recursos naturais, desenvolvimento sustentável e ações de educação ambiental.
- Controle e Processos Industriais
Os cursos dessa área lidam com os principais processos mecânicos, elétricos e eletroeletrônicos presentes em qualquer atividade produtiva.
- Desenvolvimento Educacional e Social
É uma nova área aprovada pelo MEC, que possui apenas um único curso com duração de 2 anos e meio, “Processos escolares”.
- Gestão e negócios
Este eixo compreende tecnologias associadas a instrumentos, técnicas, estratégias e mecanismos de gestão.
- Informação e Comunicação
Nele estão os cursos que formam profissionais para atuarem com tecnologia da informação
- Infraestrutura
Os cursos dessa área tratam de construção civil e transporte.
- Militar
Os cursos da área Militar têm uma limitação em relação aos demais: para ter acesso a eles, é necessário que o estudante tenha ingressado na carreira militar (Exército, Marinha ou Aeronáutica), por meio de concurso público. Eles são oferecidos por instituições militares de ensino.
- Produção Alimentícia
Os cursos de produção alimentícia têm foco no aprendizado de técnicas e tecnologias de beneficiamento de alimentos e bebidas.
- Produção Cultural e Design
Os cursos tratam da criação e desenvolvimento de produtos para o mercado cultural.
- Produção Industrial
Os cursos deste eixo são voltados ao aprendizado industrial de algumas das principais atividades econômicas brasileiras.
- Recursos Naturais
Os cursos dessa área de conhecimento abordam as tecnologias relacionadas à extração e produção de recursos derivados de animais, vegetais e minerais. Além disso, têm uma abordagem administrativa que vai da prospecção de novos clientes e mercados até a avaliação técnica de recursos naturais, maquinário e implementos agrícolas.
- Segurança
Todas as tecnologias relacionadas à segurança pública e privada são abordadas neste eixo.
- Turismo, Hospitalidade e Lazer
Tudo o que você queria saber sobre recepção, viagens, eventos, gastronomia, hotelaria, serviços de alimentação, bebidas e entretenimento está no eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Qualquer pessoa pode fazer? Quais as maneiras de ingresso?
Assim como em qualquer tipo de graduação existem várias formas de ingressar em uma instituição para formação no curso superior de tecnologia, são elas:
- Vestibular da própria instituição de ensino, (lembrando que aqui na Unib o vestibular está sendo feito de forma online e gratuita).
- ENEM: a nota obtida no Enem pode ser utilizada para ingressar no curso tecnológico. Nesse caso, ele pode concorrer a uma vaga em faculdades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Confira como vai funcionar o SISU e o ENEM este ano em: Fique por dentro das provas do ENEM 2020! e conheça e veja como vai funcionar o SISU este ano!
- Prouni: processo seletivo para ganho de bolsas totais ou parciais em faculdades privadas.
Porque devo fazer uma graduação de tecnologia? Quais são os benefícios?
- Acesso mais rápido ao mercado de trabalho, por conta da duração curta;
- Formação em nível de especialista, pela grade curricular ser construída em torno de disciplinas específicas, sem a amplitude genérica;
- Contato com disciplinas práticas;
- Boa empregabilidade, pelo profissional ter conhecimento aprofundado e prático oferecido nessa modalidade de graduação;
- Acesso mais rápido à pós-graduação, também por conta da duração;
- Custo reduzido.
E o diploma, é válido? Possui reconhecimento?
O curso superior de tecnologia é reconhecido pelo MEC como uma graduação, o que confere ao estudante uma formação superior. Nesse caso, após o término, o profissional pode seguir seus estudos por meio de especializações e pós-graduação.
Quais as modalidades para este tipo de graduação?
No curso superior de tecnologia, você tem a possibilidade de cursar presencial e a distância. E aqui na Unib você terá todas essas possibilidades, acesse o nosso site e confira!
E aí, o que achou sobre a habilitação de tecnólogo, gostou? Se a resposta for sim, não perca tempo! Entre em contato com a Unib e se inscreva!
Siga nossas redes sociais: