Confira tudo o que você precisa saber sobre o curso de Pedagogia da Universidade Ibirapuera
- 07/18/2021
- Bianca Santos
Com o compromisso de formar educadores qualificados, a UNIB abre inscrições para você que tem o interesse em começar o curso, o vestibular do segundo semestre de 2021.
A licenciatura em Pedagogia é uma das principais áreas de atuação para as pessoas que gostam de ensinar, querem transformar a sociedade e se interessam pelo processo de aprendizagem.
Se você tem essas características, esse é o momento ideal para entender o porquê você deve escolher a Universidade Ibirapuera para investir na sua carreira profissional.
O curso de Pedagogia da Universidade Ibirapuera tem o compromisso de formar educadores qualificados para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos, bem como exercer funções de gestão escolar como direção, supervisão e orientação educacional.
Os seus diferenciais são:
- Atender a organização curricular indicada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais;
- Oferecer Mecanismos de Nivelamento durante todo ano;
- Disponibilizar diversos laboratórios para aprimoramento do futuro Pedagogo;
- Produzir eventos relacionados às propostas e objetivos do curso;
- Integrar a comunidade externa com a comunidade acadêmica do curso por meio dos projetos desenvolvidos pelos corpos discente e docente;
- Corpo docente composto 80% por profissionais mestres e doutores, com experiência sólida em suas áreas de atuação.
Se interessou pelas características que só a UNIB tem?
Então nada melhor do que saber a experiência de um profissional que já está na área e entende o jeito líder de ser.
Conheça a coordenadora do curso:
CAMILA SOARES possui mestrado em Psicologia, graduação em Jornalismo, pós-graduação em Língua, Literatura, Expressões e Comunicação e em Gestão Acadêmica e Universitária.
Em entrevista, a professora compartilhou um pouco mais sobre a sua trajetória e curiosidades sobre a licenciatura em Pedagogia. Confira:
Qual foi a sua motivação para escolher essa profissão?
A motivação é saber que tenho a possibilidade de conseguir transformar positivamente a vida de alguém. Como escreveu a filósofa Terezinha Rios: “Nós não somos imortais, mas podemos ser eternos”. A docência eterniza. Nosso conhecimento compartilhado transforma e fica em cada aluno, em qualquer idade.
Quem não se lembra de um professor que tanto marcou sua vida? Saber que posso estar entre essas lembranças é gratificante.
Como conseguiu vencer os desafios e as dificuldades que surgiram ao longo da jornada profissional?
Com coragem para recomeçar e disposição para fazer sempre o melhor. Acredito que sejam ingredientes para vencer os desafios que a jornada profissional docente apresenta.
Qual é a sua maior realização profissional?
Chegar à coordenação em uma Universidade como a Ibirapuera é uma grande realização. Estar à frente de cada detalhe para oferecer o melhor aos nossos alunos e vê-los alcançando os sonhos da graduação no mercado de trabalho me deixa muito feliz.
O coordenador desempenha um papel importante na gestão educacional. Você conseguiria classificar os principais desafios que enfrenta como coordenador?
Manter uma rotina diferenciada e atenta são os principais desafios, pois precisamos estar atualizados quanto à legislação e ao mercado de trabalho para oferecer um curso de qualidade e permitir que os alunos vivenciem boas experiências pessoais e profissionais.
Quais são os principais diferenciais e competências do curso na UNIB?
O curso de Pedagogia da Universidade Ibirapuera oferece um projeto pedagógico que acompanha as tendências do mercado. Para isso, mantém um corpo docente de excelência em formação e experiência acadêmica e profissional.
Promove eventos científicos e cursos de extensão para manter a comunidade acadêmica conectada às tendências da carreira. Sua Prática pedagógica possibilita aos alunos aplicação de conhecimentos aprendidos por meio de atividades dentro e fora do campus. Mantém o grupo de pesquisa “Refletindo Inclusão na Escola” que já promoveu o lançamento de livros na área.
Existem possibilidades de especialização? Quais são elas?
Sim, na Universidade Ibirapuera oferecemos os cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva e Psicopedagogia Institucional, além do Programa de Mestrado em Educação.
Se hoje alguém dissesse que decidiu seguir os mesmos passos que você, qual seria o seu conselho e orientação?
Você vai precisar de humildade, para entender a necessidade de cada aluno, e disposição, pois o mercado está em constante mudança e é preciso acompanhá-las.
Qual dica de leitura, filme ou série sobre a área, você daria?
O livro de Rubem Alves: Conversas com quem gosta de ensinar.
A obra não é recente, mas seus conceitos não deixaram de ser pertinentes aos atuais contextos da Educação, pois o autor destaca a necessidade de se reinventar além da prática docente.
Também não poderia deixar de indicar o Livro: Aquarela – Colorindo Contos de Inclusão.
É um orgulho dizer que os textos deste livro são produções de nossos alunos de Pedagogia da Universidade Ibirapuera. De maneira leve, as histórias sobre Educação Inclusiva, tão atuais em nossos dias, instrumentalizam os professores da Educação Básica e permitem a utilização de seus textos em sala de aula.
Alguns dos registros de atividades feitos no curso:
Saiba mais: PEDAGOGIA
Siga nossas redes sociais: