Como um Mestrado pode afetar sua rotina
- 01/19/2022
- Sthefany Macedo
A graduação acabou e você sentiu na pele a necessidade de conciliar os estudos com a rotina de trabalho e serviços domésticos, mas como você busca ser um profissional excepcional, escolheu se especializar mais um pouco e agora irá adentrar na rotina de um Mestrado?
Então, que tal saber como um Mestrado pode afetar a sua rotina e como se organizar para dedicar o tempo necessário aos estudos sem perder a cabeça?
ROTINA DE QUEM CURSA MESTRADO
Buscando especialização e qualificação no mercado de trabalho, muitos profissionais optam por realizar um mestrado.
Na área da odontologia, por exemplo, isso é ainda mais necessário, pois é uma profissão que busca desenvolver habilidades para criar tratamentos cada vez mais eficazes.
Durante o Mestrado, tendo sua Linha de Pesquisa escolhida, você contará com o suporte de um orientador (dê preferência para um especialista que tenha conhecimentos sobre a área que você decidiu investigar), então, além das aulas, você também precisará se dedicar às pesquisas e reuniões periódicas sobre o projeto, e também a participação de eventos.
Você precisará ler mais textos e materiais complementares, tanto para agregar à sua pesquisa, como para complementar os estudos das aulas.
COMO ORGANIZAR SUA ROTINA
O objetivo de ter uma rotina de estudos durante o Mestrado, é otimizar seu tempo para que você utilize esse período de maneira mais produtiva e ainda consiga conciliar com as atividades diárias.
Antes de iniciar, é importante que você confira a grade curricular do seu curso e os horários das aulas, e tente adaptá-los dentro de sua programação diária.
Você pode utilizar um planner ou uma agenda simples para organizar seu horário de trabalho, atividades domésticas, horários de aulas e tempo destinado às pesquisas e outros estudos.
É muito importante que você tenha uma rotina de estudos, tenha os dias e horários bem definidos para conseguir gerenciar melhor o seu tempo.
Durante o curso, você também irá se deparar com diversos eventos e congressos sobre a área que estuda, mas controle sua empolgação e não saia se inscrevendo em todos. Participe apenas daqueles que irão contribuir para seu projeto de pesquisa e confirme na sua agenda se você possui disponibilidade para acompanhá-los.
Liste suas prioridades e tenha foco em executá-las. Algumas atividades necessitam de mais urgência (como a entrega de um trabalho, por exemplo), então seja sempre fiel ao seu cronograma de estudos e não deixe que as redes sociais o atrapalhem, um minuto no celular pode virar uma hora, e você não quer ter esse tempo perdido.
Você também pode utilizar a tecnologia a seu favor, você pode pesquisar por aplicativos que auxiliam a gerenciar seu tempo e a organizar as tarefas diárias. Pode utilizar o celular para fazer anotações e até acessar o material para estudar para a prova no intervalo no serviço.
A rotina de estudos do Mestrado pode te deixar exausto, mas se você se organizar da maneira correta e cumprir com seu planejamento, sempre haverá tempo para o lazer, afinal, sua mente também precisa descansar, e você pode se desligar um pouco ao sair com seus amigos, vendo um filme, fazendo a comida que gosta, lendo um livro, etc. Um tempo para lazer também não pode faltar no seu cronograma!
Leia também: Siga as nossas dicas e não perca o ritmo dos estudos em casa
MESTRADO NA UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
Na UNIB, queremos que você tenha a melhor experiência de aprendizado. Para isso, disponibilizamos uma estrutura altamente completa e moderna. Você também contará com o suporte de nossos professores totalmente qualificados para te orientarem durante o processo de pesquisa no seu Mestrado.
Aqui na Universidade Ibirapuera, contamos com 5 áreas de Mestrado: Administração, Educação, Fisioterapia, Odontologia e Psicossomática.
Acesse nosso site para conferir as informações completas sobre cada curso e os períodos de inscrições.
Não deixe de nos acompanhar no blog e nas redes sociais para manter-se atualizado sobre as dicas que irão alavancar sua carreira!
Siga nossas redes sociais: