5 documentários inspiradores na Netflix
- 09/09/2020
- Bruna Araujo
Está em busca de 5 documentários inspiradores na Netflix?
No contexto educacional em que estamos inseridos, a união do entretenimento com os estudos é algo bem comum. Muitos docentes indicam filmes, séries ou documentários para que o aluno tenha total compreensão sobre um determinado tema, trazendo uma variação estimulante para as aulas teóricas e práticas.
Essas produções também encontram outros propósitos. Por exemplo, além de proporcionar uma forma de escapismo da realidade, elas também motivam e inspiram as pessoas. Dependendo do título certo, você assiste e sente vontade de plantar uma árvore, participar de uma ONG ou até mesmo investir um pouco mais nos estudos.
Como também gostamos de auxiliar o seu desenvolvimento, nosso blog está recheado de dicas. Desta vez, pensando justamente no entretenimento e no fato de que todo mundo 1) tem uma conta na Netflix ou 2) usa a senha do amigo, fizemos uma lista com dez indicações de documentários inspiradores no serviço de streaming para você assistir.
Leia também:
Por que fazer uma graduação? 5 motivos para ingressar na faculdade
Diferenças entre presencial, semipresencial e ensino à distância
5 documentários inspiradores na Netflix: PARA COMEÇAR…
O que é um documentário?
De acordo com o artigo “O documentário como gênero audiovisual”, publicado na revista Comunicação e Informação, o documentário é um gênero audiovisual informativo e/ou didático. Assim, desenvolve uma construção singular da realidade, um ponto de vista particular do documentarista em relação ao que é retratado. Além disso, histórias baseadas em fatos reais, um documentário tem muitos objetivos, como sensibilizar os telespectadores sobre um determinado aspecto da história.
Minimalism – A Documentary About the Important Things (2016)
A nossa primeira dica de documentário inspirador disponível na Netflix está ligada ao fenômeno do consumismo que caminha ao lado de uma sociedade capitalista, afetando grande parte da população e marcando presença na história do mundo. Mas o minimalismo apresentado neste documentário dirigido por Matt D’Avella é a prova de que existem meios de combater a vontade de comprar demais e precisar de menos. Assim, questionando como a vida poderia ser melhor com menos coisas materiais, o “Minimalism: a documentary about the important things” entrevista pessoas que não são materialistas.
Você sabia que…
… o termo minimalismo também refere-se a movimentos artísticos que fazem pouco uso de elementos expressivos? Por exemplo, a pintura minimalista abaixo intitulada “Red Circle on Black” (1965) da artista Yoshihara Jir. Atualmente o minimalismo também é um estilo de vida e seus adeptos priorizam a simplicidade!
Miss Americana (2020)
Agora vamos falar de uma das artistas pop mais consagradas da atualidade: a cantora e compositora norte-americana Taylor Swift. O documentário “Miss Americana”, dirigido por Lana Wilson, não é apenas para fãs e admiradores. Pelo contrário, a desmistificação de momentos da carreira e da vida pessoal de Swift inspira a todos.
Ela tem foco e é super determinada, lutando desde criança pelos próprios sonhos. Se Taylor está em #1 nos chats, pode ter certeza que tem muito trabalho duro envolvido. Nesse sentido, mesmo estando no topo, percebemos que ela busca estar sempre se reinventando.
Em síntese: A criação de seu sétimo álbum de estúdio, Lover (2019), sua anterior batalha com um distúrbio alimentar, seu julgamento por agressão sexual, o diagnóstico de câncer de sua mãe e, por fim, a decisão de Swift de tornar público sua visão política.
Você sabia que…
… “folklore” segue no topo e Taylor Swift empata recorde de Whitney Houston na Billboard 200? Em outras palavras, a reinvenção da cantora apresentada no documentário continua firme e forte!
Crip Camp: Revolução pela Inclusão (2020)
Desde já adiantamos que “sensível”, “forte” e “elucidativo” são as melhores palavras para descrever o documentário “Crip Camp: Revolução pela Inclusão”. Liderado pelos cineastas James Lebrech e Nicole Newnham, temos a presença de Barack e Michelle Obama como produtores executivos.
Crip Camp é um acampamento de verão inovador que motiva um grupo de jovens com deficiência a criar um movimento em busca de novos caminhos para um mundo com mais igualdade. Assim, esse documentário exala inspiração.
Assistimos com olhos marejados a nobreza de uma união que move montanhas, às vezes pela beleza, mas também pela tristeza. Afinal de contas, percebemos o tratamento desumanizante recebido por pessoas com deficiência, bem como o que a sociedade nega para eles.
Carta para além dos muros (2019)
O documentário inspirador “Carta para além dos muros”, dirigido por André Canto, retrata o histórico do HIV e da SIDA em nosso país. Além disso, o nome é inspirado na obra do poeta Caio Fernando Abreu.
Acompanhamos os jornais, mas ainda não conhecemos os rostos por trás das estatísticas. Assim, o documentário traz portadores do vírus e histórias correlatas, além da presença de especialistas e ativistas, como o Dr. Dráuzio Varela.
Às vezes precisamos sair da caixinha e não tornar um tabu aquilo que precisa ser discutido. Inspire-se com a realidade do documentário para pesquisar, conversar e conhecer pessoas afetadas por HIV e SIDA.
Você sabia que…
… os textos do autor brasileiro Caio Fernando Loureiro de Abreu (1948-1996) são saudados até hoje? Ele é considerado um “fotógrafo da fragmentação contemporânea”, retratando em suas obras a beleza de ser quem você é, o que existe dentro da solidão, vida e morte na mesma proporção, etc.
Minha história (2020)
Olha ela mais uma vez na nossa lista de documentário inspiradores na Netflix!
Dirigido por Nadia Hallgren, o documentário “Minha história” é sobre a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Acompanhamos os bastidores da tour de seu livro, destacando outros aspectos de sua vida. Assim, passado, presente e futuro se intercalam.
A história de Michelle Obama é uma grande inspiração, sendo considerada também um ícone da moda e modelo para as mulheres norte-americanas. Assistir ao doc é querer trilhar a mesma caminhada que ela, incluindo encontrar as mesmas pedras no caminho.
5 documentários inspiradores na Netflix: ANTES DE SAIR DA PÁGINA, UM LEMBRETE PARA VOCÊ!
Gostou do conteúdo de hoje?
Então, que tal compartilhar para aquela galera que está em busca de inspiração?
E não deixe de acessar diariamente o nosso blog para ficar por dentro de mais temas envolvendo o universo da educação!
>>>>>> Universidade Ibirapuera
Siga nossas redes sociais: