I Reunião Anual de Psicossomática

Regulamento para inscrição e apresentação dos pôsteres

17 e 18 de Maio de 2017

Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo.

As inscrições para apresentação de trabalhos se dará eletronicamente, com envio de resumo para o e-mail: reuniaopsicossomatica2017@ibirapuera.edu.br

 

O congresso anual de Psicossomática, cujo tema será ‘Práticas multidisciplinares em Psicossomática’, que nessa edição, o foco das conferências ministradas é apresentar a Psicossomática sob a visão das diferentes disciplinas voltadas à compreensão de fenômenos psicossomáticos: ciências da mente, ciências do corpo e neurociências. A Reunião também contará com a participação de palestrantes externos, especialistas em práticas complementares para a promoção da saúde, que visam ao bem-estar do corpo e da mente.

 

1. DO PRAZO

A data limite e improrrogável para o envio dos resumos é o dia 5 de maio de 2017.

Após esta data as inscrições de pôsteres serão consideradas encerradas.

 

2. DA PREMIAÇÃO

Os três melhores trabalhos receberão certificado de premiação.

 

3. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS

Somente serão analisados pela Comissão Científica de Trabalhos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:

 

3.1. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

O limite de 500 palavras exclui o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo. Fonte: Times New Roman, ou Arial tamanho 12.

É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados”, “Conclusões/Considerações finais”.

 

3.2. DO ENVIO

Os Resumos dos Pôsteres deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE por e-mail. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

Cada inscrição permitirá o envio de apenas um (01) resumo como primeiro autor. Não há limite de coautorias em resumos que sejam inscritos sob o nome de outros autores;

As informações sobre coautores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso e deverá ser o autor responsável pelo envio.

As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato APA.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.

O autor-relator deve estar inscrito no congresso e será o responsável por cadastrar o resumo e poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Não há limite para participação como co-autor.

ATENÇÃO:
NÃO será permitida a inclusão de novos coautores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.

 

4. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS

O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:
Revisão e Avaliação: todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica de Trabalhos, com base nos seguintes critérios:

 

6. FORMATAÇÃO DOS PÔSTERES

Trabalhos selecionados na categoria Pôster devem ser APRESENTADOS seguindo a formatação descrita abaixo:

 

7. DA PUBLICAÇÃO

Todos os trabalhos que forem selecionados poderão ser submetidos à avaliação do Conselho Editorial da Revista Interdisciplinary Studies in Psychosomatics para publicação no primeiro número da revista.

 

8. DOS CERTIFICADOS

Os certificados de participação e de apresentação de trabalho estarão disponíveis impressos no local do congresso ao término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado de apresentação por trabalho, em nome do AUTOR-RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.

 

17/Maio

   
HORÁRIO   EVENTO
19:10 19:30 Abertura e Apresentação cultural
Coreografia solo de dança contemporânea “Ciclos de Vida”

Bailarina Wanda Patrocinio
(Universidade Ibirapuera e GeroVida)
19:30 20:50 Palestra: Mindfulness
Prof. Dr. Marcelo Demarzo
(Escola Paulista de Medicina – UNIFESP)
20:50 21:10 Coffee-break
21:10 22:00 Palestra: O corpo e suas emoções
Profa. Dra. Jecilene Rosana Costa Frutuoso
(Universidade Ibirapuera)
     

18/Maio

   
HORÁRIO   EVENTO
18:00 19:00 Apresentação de Pôsteres
19:10 20:10 Palestra: Rolfing e Psicossomática
Hulda Bretones
(Associação Brasileira de Rolfing)
20:10 20:50 Palestra: Integração psicossoma na constituição psíquica
Profa. Dra. Izabella Paiva Monteiro de Barros
(Universidade Ibirapuera)
20:50 21:10 Coffee-break
21:10 21:50 Palestra: Neurociência: ontem e hoje
Prof. Dr. Ricardo Borges Machado
(Universidade Ibirapuera)
21:50 22:00 Encerramento

 

 

Palestra 1

Mindfulness e promoção da saúde
Essa palestra terá como objetivo apresentar o conceito e a evidência científica atual sobre as intervenções baseadas em mindfulness aplicadas a qualidade de vida e promoção da saúde.

 

Palestra 2

O corpo e suas emoções
A ligação do corpo com as emoções é enorme. Nosso corpo responde continuamente a alterações emocionais tanto positivas quanto negativas. O autoconhecimento corporal é fundamental para aprender a lidar com as emoções de forma mais saudável e equilibrada.

 

Palestra 3

Rolfing e Psicossomática
Integração Estrutural em seus primórdios e sua evolução, uma evolução baseada também nos resultados clínicos, que eram, ao início, inesperados, e depois, tornaram-se praticamente esperados. Nas palavras da Dra. Rolf, fundadora do método: “o método coloca em execução mudanças no homem como um todo” (o homem biofísico, psicológico, seus padrões de ação e comportamento e seu quantum energético). Com isso, espero dialogar/conversar com os participantes para problematizar / iluminar as relações entre “corpo” e “mente”, assim como iluminar os elementos fundantes de um processo terapêutico, no sentido lato da palavra.

 

Palestra 4

Integração psique e soma na constituição psíquica: o que se constitui e o que se desenvolve?
A palestra tem o objetivo de apresentar os conceitos de desenvolvimento humano e de constituição psíquica, focando particularmente as relações psique e soma na saúde e nas manifestações psicossomáticas em uma vertente psicanalítica. Ao final, serão apresentados recortes de pesquisas atuais e ilustrações clínicas com intuito de disparar um pequeno debate sobre os conceitos apresentados.

 

Palestra 5

Neurociência ontem e hoje
O desenvolvimento atual das neurociências possibilita uma compreensão nunca antes imaginada dos substratos neurais envolvidos com diversas funções mentais, incluindo a cognição, a emoção e a própria consciência, incluindo também a etiologia dos diversos transtornos mentais. Este conhecimento vem sendo construído desde a pré-história, com seus rituais religiosos de trepanação, até as modernas técnicas eletrofisiológicas, de neuroimagem funcional, de manipulação gênica e optogenética, utilizadas atualmente no estudo do cérebro.

 

Comissão Organizadora:

Carlos Eduardo Neves Girardi
Glaucia Mitsuko Ataka Da Rocha
Milena Lobão Pinheiro
Wanda Pereira Patrocinio

 

Equipe de Trabalho:

Anna Carolina Ramos
Beethoven Hortencio R. da Costa
Ivanda de Souza Silva Tudesco Teixeira
Izabella Paiva Monteiro de Barros
Jecilene Rosana Costa Frutuoso
Maria Fernanda Costa Waeny
Mônica Carolina de Miranda
Ricardo Borges Machado