Jornada de Educação - Maria Lúcia Morrone

Educação Infantil: Conquistas e Desafios

Minicurso – (Encontro de Formação)

A programação da Semana de Educação da Universidade Ibirapuera estará voltada à palestras no auditório com temas centrais focados na educação infantil, com a contribuição de renomados palestrantes. Contará, também, com os minicursos, encontros de formação com temas voltados à educação em seus variados contextos, com a contribuição de profissionais com extensa e consolidada experiência no setor educacional.

 

Os encontros formativos visa atender todos os estudantes de Pedagogia e com vagas limitadas aos estudantes dos demais cursos da Universidade Ibirapuera

 

São dois dias de encontros formativos:

Primeiro dia - 23/05/17 - (Terça-Feira - 21h10 às 22h30)

Segundo dia - 24/05/17 – Quarta-feira – 19h10 às 20h30)

O período de inscrição será de 05/05/17 a 15/05/17 com certificação para cada encontro formativo.

*INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 18/05

 

Faça a sua inscrição, clicando no “link” e escolha o dia dos encontros formativos disponíveis, colocando a opção de Formação de 1 a 6, no primeiro dia e Formação de 1 a 7 no segundo dia.

 

Cada estudante pode participar de um encontro formativo por dia, leia atentamente as informações de cada minicurso, pois as vagas são limitadas!

 

Primeiro dia de Minicurso (Encontro de Formação) - 23/05/17 (Terça-Feira) – 21h10 às 22h30

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação 1

 

Palestrante:  – Prof. Esp. José da Silva Anchieta

TEMA: O HIP HOP como Estratégia de Ensino e Ferramenta de Aprendizagem em Sala de Aula (conhecendo o contexto escolar).

Dados importantes:

A Nação Hip Hop Brasil entidade representada em mais de 10 (dez) Estados do Brasil, tem como membros lideranças do movimento hip hop atuando em suas diferentes áreas.
O professor participa de encontros formativos na ONG Social Hip Hop Chile, organização com sede em Santiago – Chile e tem ações específicas para crianças e adolescentes com o acompanhamento de pedagogos, psicólogos e rappers.

Formação:

O encontro de formação apresentará como usar os elementos presentes no Hip Hop dentro de sala de aula, como trabalhar as disciplinas do currículo em conjunto, trazer conhecimentos externos apresentando novas perspectivas de aprendizagem. Serão mencionados autores e experiências de professores, reforçando as práticas em sala de aula para desenvolver novas estratégias para o trabalho nos anos iniciais da educação escolar com o olhar do Hip Hop.

http://lattes.cnpq.br/3031943008512766

 

INSCRIÇÃO


 

 

 

 

Formação 2

 

Palestrante: Prof. Thiago Lima dos Santos (Kairu)

TEMA: Conhecendo os Contos e  a Mitologia Africana

O encontro de formação apresentará de forma lúdica os contos e mitologias africanos (Iorubá) que remetem aos modos de vida, ensinamento e entendimento de mundo a partir da cultura tradicional africana. Serão apresentados também  pensadores e intelectuais africanos e afro-brasileiros, para que se desperte o interesse nesta temática. Tendo em vista ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas direcionadas para a diversidade racial nos anos iniciais de educação escolar.

http://lattes.cnpq.br/4879412935219264

 

INSCRIÇÃO


 

 

 

 

Formação 3

 

 

 

 

Palestrante 1:   Profª Luciane Regina de M. Covolo Somaio

Professora Coordenadora Geral do Programa de Ensino Integral da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com experiência de 05 (cinco) anos como  Gestora Pedagógica e 27(vinte e sete) anos como professora no magistério público estadual, formada em Letras (Português e Inglês) e Pedagogia.

Palestrante 2:  Profª Esp. Daniele Capelli

Professora Coordenadora de Área de Ciências Humanas do Programa de Ensino Integral da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com experiência de 03 (três) anos como Gestora Pedagógica e 19 (dezenove) anos como professora no magistério público estadual, especialista nas Áreas das Deficiências Mentais, Auditivas e Múltiplas na Educação Inclusiva e licenciada em Geografia e Pedagogia.

 

TEMA: A Atuação do Professor Coordenador Pedagógico no Programa Ensino Integral

O encontro de formação pretende refletir sobre o papel, a importância e as atribuições do Professor Coordenador Geral e do Professor Coordenador de Área, dentro da proposta de Ensino Integral, sendo esta uma importante tendência pedagógica, bastante discutida nos contextos e rumos educacionais futuros.

 

INSCRIÇÃO


 

 

 

 

Formação 4

 

Palestrante: Profª Esp. Letícia Godinho da Silva

TEMA: Arte e Infância – Um Convite às Práticas que Ampliam o Repertório Poético das Crianças Pequenas

O encontro formativo tem como objetivo apoiar e repertoriar professores na prática cotidiana das propostas de arte com as crianças, refletindo sobre a escuta ativa, o papel das vivências, escolha de materiais e diferentes espaços. Assim o minicurso trará reflexões sobre práticas, da rede municipal de São Paulo em diálogo com as práticas de Reggio Emilia, Itália, que trazem visibilidade e ampliam o repertório poético das crianças pequenas

http://lattes.cnpq.br/1869205708895220

 

INSCRIÇÃO


 

 

 

 

 

Formação 5

 

 

Palestrante:  Prof. Esp. Renato Yudi Yoshida

Professor Coordenador de Área de Ciências Biológicas e Exatas do Programa de Ensino Integral da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com experiência de 05 (cinco) anos como Gestor Pedagógico e 12(doze) anos como professor no magistério público estadual, formado em Ciências  Biológicas  e  Especialista em Ensino de Biologia.

TEMA: Pedagogia da Presença: A Desconstrução e a Construção de um Educador

O encontro de formação abordará como a educação se constrói através do conhecimento que pode ser obtido através dos livros, experiências e ações. Um professor, recém-formado, sai com muitas expectativas para mudar o mundo e acaba encontrando uma realidade de conflito em que gera dificuldades para lidar com a situação. Além disso, sabemos que um dos principais problemas dos profissionais da educação é lidar com esses conflitos, que muitas vezes são contra a educação familiar que ele se formou, talvez este seja o maior desafio para se ter sucesso ou respeito por parte dos alunos, e dessa forma surge a pedagogia da presença que se faz presente para ambos os lados: aluno e professor.
A pedagogia da presença pode ser algo desafiador, complexo e ao mesmo tempo libertadora para o profissional, hoje eu sei que ela não é apenas para resgatar um aluno “rebelde” mas serviu para o resgate de um professor.

 

INSCRIÇÃO


 

 

 

 

Formação 6

 

 

Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Silva Alves

TEMA: Contexto histórico da Educação Brasileira na Década de 1960

O encontro de formação tem como objetivo discutir o contexto histórico do Brasil no início da década de 1960, concentrando o debate nas políticas educacionais da época. A preocupação dos governos daquele contexto em relação à alfabetização merece uma atenção especial, sobretudo em relação ao nível de investimento financeiro destinado à Educação.

http://lattes.cnpq.br/9488518412244129

 

INSCRIÇÃO

 

Segundo dia de Minicurso (Encontro de Formação) - 24/05/17 (Quarta-Feira) – 19h10 às 20h30

     

 

 

 

 

Formação 1

 

 

 

Palestrante:  Prof. Dr. Eduardo Silva Alves

TEMA: A Situação Educacional do Brasil vista de fora: Um Estudo de caso da Revista Time Magazine.

Como a educação e a cultura brasileira eram vistas pelos Estados Unidos nos arredores do Golpe de 1964? Nesta apresentação será feita uma análise histórica e crítica de três reportagens de Time Magazine sobre a Cultura e a Educação no final do governo do presidente João Goulart.

http://lattes.cnpq.br/9488518412244129

 

INSCRIÇÃO


 

 

 

Formação 2

 

 

 

Palestrante: Profª. Esp. Débora Galdino Silva

TEMA: Introdução à LIBRAS

O encontro formativo abordará as características da língua, seu uso e variações regionais; Noções básicas da LIBRAS: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas; Diálogo e conversação com frases simples.

http://lattes.cnpq.br/0701812964539975

 

INSCRIÇÃO


 

 

 

 

Formação 3

 

 

 

 

Palestrante: Profª Ma Carla Luciana Pereira de Almeida

TEMA: Perspectiva: Educação Compreendida como Direito Humano

Objetivos:

  • Contribuir de maneira reflexiva na formação inicial de educadores;
  • Disseminar a concepção de Educação como direito subjetivo e inalienável;
  • Mobilizar o interesse dos educadores para considerar as diferenças individuais como oportunidade de experiência.

http://lattes.cnpq.br/0045303712115417

 

INSCRIÇÃO


 

 

 

 

 

Formação 4

 

 

 

Palestrante:  Profª. Ma. Isabele Veronese

Mestre e especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP, assessora da área no Colégio Pentágono. Atua na formação continuada de professores, na produção e revisão de materiais didáticos e integra grupos de estudos com foco em alfabetização e letramento nas séries iniciais.

TEMA: As Experiências com a Linguagem e os Processos de Alfabetização e Letramento na Educação Infantil

Embora puídos, os termos alfabetização e letramento ainda rendem fervorosas discussões entre especialistas e professores. Compreendê-los em suas especificidades e, sobretudo, saber relacioná-los nas atividades desenvolvidas nas salas de aula da educação infantil ainda é, para muitos, um desafio. O que significa alfabetizar-se? O que é letrar? Por que defendemos uma metodologia embasada na ideia de alfabetizar letrando? Além de responder a questões, esse minicurso visa a exploração de atividades que constituem valiosas experiências com a linguagem por meio das quais as crianças percorrem a alfabetização e ampliam suas práticas de letramento.

 

INSCRIÇÃO


 

 

 

Formação 5

 

 

Palestrante: Profª Fernanda Monteiro Paranhos

TEMA: Gênero Acadêmico – Resenha

O encontro de formação sobre a resenha abordará a caracterização e a produção de texto do gênero acadêmico resenha. O objetivo deste é compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, identificando aspectos relevantes à elaboração de resenhas acadêmicas e propiciar o desenvolvimento de competências, habilidades e estratégias linguístico-textual-discursivas para a produção textual dentro das normas técnicas.

http://lattes.cnpq.br/1618594371762471

 

INSCRIÇÃO


 

 

 

 

Formação 6

 

 

Palestrante: Profª Drª Elisangela Baptista de Godoy Sartin

TEMA: A Origem dos Contos de Fadas e a Importância da Literatura na Educação Infantil

O encontro formativo tem como foco a origem das histórias infantis tão conhecidas por adultos e crianças, tais como Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, entre outras, revelando que elas nem sempre foram contadas de forma tão singela e feliz como as conhecemos hoje. Será mostrado nesse encontro um pouco da psicanálise dos contos de fadas por Bettlheim, o qual explica que os contos de fadas oferecem novas dimensões à imaginação da criança, dando melhor direção à sua vida, sendo o inconsciente, tão trabalhado nos contos infantis, determinante na construção de valores. Sendo assim, direcionaremos o discurso para a grande importância da literatura infantil na vida das crianças, dando o enfoque de Cademartori (1986) quando diz que “a literatura é intransitiva e, independente do adjetivo que receba, é arte e deleite”.

http://lattes.cnpq.br/2394485349157811

 

INSCRIÇÃO


 

 

 

Formação 7

 

Palestrante: Prof. Me Daniel Moreira da Silva

TEMA: Tecnologias a Serviço da Educação: Tendências para Dinamizar as Práticas de Ensino e Aprendizagem.

Desenvolver diversas competências e habilidades tornou-se necessário para atender as novas demandas sociais, tanto no trabalho quanto nas relações pessoais, por questão dos avanços tecnológicos que atualmente vivemos. É possível perceber que só decorar, memorizar, reproduzir ou copiar não são mais suficientes para resolver situações-problemas. Hoje é necessário trabalhar as “novas” habilidades que demandam das novas tecnologias da Web 2.0, como postar, enviar, compartilhar, editar, criar entre outras. Conhecer e saber aplicar as novas tecnologias no processo educacional tornam os professores em profissionais inovadores, capazes de preparar seus alunos para lidar com as novas demandas que o mundo caminha, bem como favorecer em uma aprendizagem mais significativa. Diante desse cenário, esse minicurso tem o objetivo de apresentar as novas tecnologias da informação e comunicação, além de outros objetos educacionais, disponíveis para integrar nas práticas de sala de aula promovendo a inovação no processo ensino e aprendizagem.

 http://lattes.cnpq.br/5293807435962995

 

INSCRIÇÃO